A nutricionista Elsa Maria Pinto (Cédula Profissional – 1780N) preparou este texto onde descreveu a importância do consumo de Chás.
Leia o artigo e entenda como poderá melhorar a sua vida, promover rotinas que beneficiam o seu organismo, e alcançar momentos de bem-estar e paz interior.
As minhas recordações sobre Chás
E assim vou começar por vos contar a minha história relacionada com os “chás”.
Cresci no coração de Paços de Ferreira e entre brincadeiras e pausas para lanchar sentia o cheiro dos chás que a minha tia avó fazia, isto há cerca de 30 anos.
Recentemente viajei no tempo…e foi a “Infusões com História” que fez as delícias da minha tarde com os seus perfumes, aromas e sabores.
Cresci e tornei-me nutricionista e como tal deixei-me levar pelo incrível poder de muitos ingredientes naturais que se podem misturar e resultar em sensações de conforto e plenitude.
Principais características dos Chás
As intermináveis misturas aliadas à versatilidade dos sabores, resultam em saborosos momentos que nos podem trazer melhorias ao nível de bem-estar físico e emocional.
Digestivo, anti-inflamatório, antisséptico, antioxidante, adstringente, regenerador, termogénico, calmante, desintoxicante entre outros, são muitas das vantagens que as combinações de chás nos podem trazer, pelo que, incluí-los na nossa rotina faz, para mim, todo o sentido.
Uma chávena de chá quente para aconchegar ou fria para refrescar, pode incentivar a um bom estado de saúde e até mesmo ajudar na perda de peso, já que algumas ervas podem contribuir para o emagrecimento.
Mas, acima de tudo, é uma forma mais atrativa de se conseguir beber ainda mais água ao longo do dia, promovendo paralelamente uma sensação de mais saciedade, melhoria a nível intestinal, facilitando uma melhor digestão dos alimentos e ainda favorecendo a eliminação de líquidos, devido ao seu efeito diurético.
Promova uma dieta equilibrada na sua vida
Já dizia Hipócrates, pai da medicina: “somos o que comemos”, acrescentando ainda “que o vosso alimento seja o vosso primeiro medicamento”.
E daí, reforçar a ideia de que, o pilar fundamental da nossa vida é, sem dúvida, a alimentação equilibrada, variada e completa.
Não obstante, se poder associar a prática regular de exercício físico e uma boa hidratação, pode-se conseguir a tão desejada sensação de plenitude, capaz de nos elevar e incentivar a emoções cada vez mais positivas.