fbpx
Fechar
Praça da Liberdade, Nº275 3700-611 Cesar, Portugal
(+351) 931 131 966 | (+351) 917 609 765 info@infusoescomhistoria.pt
Os Benefícios da Urze e as suas Propriedades

Esta espécie é conhecida como Urze, Torga ou Chamiça, o seu nome cientifico é Erica australis L., pertence à família botânica das Ericaceae e é nativa da Península Ibérica e Norte de África.

Hoje apresentamos esta fabulosa planta, que possui características benéficas para a nossa saúde e pode ser usada para muitos fins nas nossas casas, como decoração ou aquecimento (elevado poder calorífico).

Onde encontramos a Urze em Portugal

Por todo o mundo existem mais de 800 espécies de Urze, onde mais de 750 estão localizadas na África do sul.

Em Portugal o género Erica (ao qual pertence a Urze-vermelha) subdivide-se e está representado por 10 espécies, todas elas existentes no nosso território.

As regiões portuguesas com maior presença destas plantas são:

  • Noroeste;
  • Região Interior Norte;
  • Região Centro.

As urzes florescem de forma abundante e são incrivelmente resistentes, conseguindo crescer em regiões frias e suportar períodos de seca, como o caso das regiões centro-norte.

As principais características da Urze

Um arbusto perene, com porte que é mediano (até 2,5 metros de altura), que cresce de forma ereta e frondosa. Esta planta também nasce de forma espontânea em matagais, clareiras e bosques e em zonas fatigadas pelos fogos.

A Urze-vermelha tem como características:

  • Caules mais ou menos estriados;
  • Folhas lineares, em grupos de 4, dispostos em espiral;
  • Floresce no final do inverno e início da primavera;
  • A madeira das cepas é dura e resistente;
  • Compete e domina com outras plantas ao seu redor.

As suas flores apresentam um tom rosa (por vezes escuro), lilás ou branco, são pequenas e lineares, viradas para fora e ficam em torno dos seus ramos estreitos.

Os Usos Tradicionais mais conhecidos da Urze

Uma excelente planta melífera

O néctar das flores da Urze proporcionam bom mel, com cor escura e com benefícios para prevenir as doenças reumatológicas e problemas respiratórios.

Cuide dos seus rins e próstata com a Urze

Uma boa infusão das flores secas ajuda a controlar o volume prostático e o bom funcionamento dos rins.

Os caules servem para fabricar gaitas de foles

Por ser uma madeira densa e resistente, os caules mais grossos são cozidos em água (para a madeira ser trabalhada mais facilmente) e servem para as ponteiras deste instrumento.

As cepas foram excelentes combustores no passado

As cepas (ou raízes) eram recolhidas e queimadas, para mais tarde serem transformadas em carvão e vendidas para lagares, fornos do pão e fogões a lenha.

Uma planta com uma beleza rara e extraordinária

A Urze é utilizada para decorar as casas e espaços públicos, como jardins e canteiros. As flores e as cores chamativas (que vão desde o branco, o rosa ou até o roxo), transformam qualquer ambiente e criam um efeito visual muito agradável.

A história da sua utilização já vai longa e inclui ainda uma atividade antioxidante e anti-inflamatória, a redução dos efeitos da constipação e o uso do seu óleo para tratar frieiras e tratamentos de pele.

Conheça 3 coisas que desconhecia sobre a Urze-vermelha

Esta planta apresenta 3 curiosidades que talvez desconheça e que poucas pessoas sabem sobre ela. Para além das suas já referias características, a Urze é:

Um Indicador de Solos não calcários
A Urze é uma planta silícola, ou seja, indicadora de solos não calcários, pois apenas crescem em zonas que não são alcalinas, logo podemos ficar a conhecer a tipologia do solo pela sua presença (ou não).

A Urze protege e garante a vida dos abelhões

Uma substância presente nesta planta tem características que protegem os abelhões de parasitas se alojarem nos seus corpos, ou se espalharem em colmeias, protegendo de possíveis doenças.

Uma planta que pode atingir 40 anos de idade

Um ótimo nectarífero que pode atingir os 40 anos de idade e que tem uma resistência fora do comum.

Consumir Urze em Excesso: Advertências e Consequências

Os ensaios clínicos sobre esta planta são inexistentes, do ponto de vista fitoquímico e da sua toxicologia, existem poucas informações sobre potenciais consequências e interações desejáveis e indesejáveis inerentes ao seu consumo.

Recomenda-se o consumo moderado e controlado a crianças, mulheres grávidas e idosos. Caso esteja a tomar medicação ou iniciar um qualquer tratamento, converse primeiro com o seu médico, para saber se pode consumir a Urze.

A Urze faz parte de uma das Misturas do Românico

A Urze é encontrada na “Infusão Montanha de Sensações” (vendidas em formato de lata grande, de 30gr e saco  doypack, igualmente com 30gr) e poderá ser preparada nos elegantes bules que comercializamos na nossa loja online.

Todos os benefícios dos nossos produtos são apresentados e fazemos questão que os conheça.