Conheça as bases do nosso plano de Sustentabilidade

Conheça as bases do nosso plano de Sustentabilidade

A Sustentabilidade é um dos temas mais atuais da nossa sociedade.

Na Infusões com História também consideramos este tema de grande relevância, não por estar na ordem do dia, mas por fazer parte do nosso ADN.

Neste artigo, vamos abordar 10 subtemas do nosso Plano de Sustentabilidade.

Antes de tudo: O que é a Sustentabilidade?

O tema da Sustentabilidade começou a receber destaque no final do século XX, quando certos movimentos (como o conservacionismo ou o da luta pela justiça social) ganharam força e tornaram-se relevantes para o contexto socioeconómico mundial.

“A sustentabilidade é a capacidade de satisfazer as nossas necessidades no presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades” – Sustentabilidade, BSCD Portugal

Seria impensável pensar que uma empresa, nos dias de hoje, não olhe para este assunto com toda a atenção que merece, pois é fundamental para a eficiência operativa, gestão dos recursos, manutenção dos seus produtos, para não falar da exigência de clientes, fornecedores ou reguladores.

Em termos gerais, a Sustentabilidade apoia-se em 3 pilares essenciais:

  • Dimensão Ambiental – Proteção dos recursos naturais;
  • Dimensão Social – Inclusão social e distribuição equitativa;
  • Dimensão Económica – Gestão de riqueza e promoção de emprego digno.

“A sustentabilidade empresarial consiste, assim, na capacidade de uma empresa gerir a sua atividade e criar valor a longo prazo ao mesmo tempo que cria benefícios sociais e ambientais para os seus stakeholders” – Sustentabilidade, BSCD Portugal

Conheça agora os 10 temas que se interligam e fazem com que a Infusões com História se torne cada vez mais numa empresa sustentável.

1º – Preservação e Respeito pelos Ecossistemas

Ao trabalhar com volumes reduzidos (e não segundo o conceito de produção em massa), a nossa marca consegue ter uma melhor gestão dos recursos, reduz a pegada ecológica e proporciona um aumento da qualidade do produto final (menos quantidade e seleção imediatamente na colheita).

Desta forma, inúmeras espécies são protegidas (tanto vegetais, como animais), para não falar que procuramos manipular o mínimo possível, componentes abióticos como a luz, solo ou água, por exemplo.

2º – Apostamos na Agricultura Biológica desde o início

Antes de tudo, a Infusões com História possuí diversas Certificações (como é o caso do Certificado ECOCERT), que comprovam a veracidade das atividades da empresa, ou seja, que as normas de agricultura biológica são asseguradas e respeitadas desde a criação deste projeto.

Só assim é possível preservar os ecossistemas, respeitar a Natureza e todos os recursos naturais que dela são obtidos.

Para que os nossos Produtos Premium sejam considerados produtos biológicos, existem características que asseguramos, tais como:

  • As sementes devem ser de origem biológica;
  • Não se utilizam organismos transgénicos ou modificados geneticamente;
  • O solo de cultivo deve permanecer um mínimo de 3 anos sem fertilizantes artificiais.

Nós somos inspirados pela Natureza e este é, seguramente, o nosso lema de vida e a nossa missão.

3º – Somos uma Indústria de Pequena Escala

As Indústrias de Pequena Escala caracterizam-se por terem um micro processo de produção, cujo uso de maquinaria pesada é dispensado.

A produção é efetuada por colaboradores locais ou próximos à Indústria em questão e manipulam matérias-primas entregues igualmente por fornecedores locais.

No caso da Infusões com História, as plantas aromáticas crescem praticamente no meio da Natureza, em plena Serra de Montemuro, no Mezio (Castro Daire, distrito de Viseu), sendo que a produção das misturas exclusivas não carece de um complexo método de fabrico. Temos também plantas provenientes dos territórios vizinhos.

Não necessitando de um enorme investimento, a Infusões com História consegue criar empregos, explorar recursos que possivelmente não seriam aproveitados, bem como melhorar a qualidade de vida das pessoas à volta das zonas de colheita.

4º – Diversidade das Plantas Aromáticas

No total, a Infusões com História possui uma lista com 20 espécies autóctones das Regiões do Românico e do Douro, utilizadas nas 9 Infusões Premium.

Quais são as vantagens de trabalhar com várias Plantas Aromáticas Medicinais (PAM)?

  • Controlo adequado das quantidades necessárias;
  • As espécies autóctones não estão sujeitas a uma produção intensiva;
  • Menor dependência de certas espécies;
  • Menor risco de falta de matéria-prima;
  • Estimativas de produção anuais próximas da realidade.

Conheça agora as PAM utilizadas nas nossas 9 Infusões Premium e que valorizam a Sustentabilidade.

Relativamente aos Chás do Românico – Misturas do Românico:

Infusão do Mato – Carqueja, Hortelã-comum e Prunela;

Infusão Montanha de Sensações – Urze, a Erva-cidreira e a Prunela;

Infusão Românico Português – Erva-cidreira, Hortelã-comum e Prunela.

Aproveite para encomendar as Infusões Premium desta gama.

Quanto às Infusões Premium dos Chás do Douro – Misturas do Rio e da Vinha:

Infusão Balsâmica – Alecrim, da Camomila e das folhas de Nogueira e Loureiro;

Infusão Floral – Flores de Funcho, Sabugueiro e Hipericão;

Infusão Mística – Poejo, folhas de Oliveira e Videira;

Infusão Vibrante – Erva-peixeira, Calêndula e Framboeseira;

Infusão Estival – Flores de Camomila-romana, folhas de Loureiro e Nogueira;

Infusão Subtil – Tomilho Bela-luz, folhas de Loureiro e de Nogueira.

Experimente os nossos Chás do Douro e deslumbre-se com os Sabores e Aromas destas misturas exclusivas – 100% biológicas, 100% nacionais e 100% naturais.

5º – Como são feitas as Colheitas das Plantas Aromáticas?

Ao visitar a página “A Nossa História” entende que um dos propósitos deste projeto é preservar e continuar a partilhar as Tradições encontradas na Região Norte de Portugal.

Os antigos colhiam as suas plantas aromáticas (as que cresciam perto das suas casas ou campos de cultivo), secavam-nas segundo o método tradicional e preparavam os seus Chás ou Infusões de uma forma 100% natural.

De certa maneira, as colheitas que fazemos mantêm este registo e acompanham os costumes de gerações mais antigas.

Os colaboradores, com todo o seu cuidado e dedicação, colhem à mão as plantas aromáticas das nossas misturas exclusivas, sem nunca as arrancar. O impacto ecológico é reduzido, a planta pode renovar-se.

Quanto à secagem, não é utilizada maquinaria ou outro qualquer sistema que facilite (e acima de tudo apresse) o processo de secagem das plantas aromáticas. Fazemos secagem tradicional.

6º – Aproveitamento integral das plantas aromáticas

Quem abre uma das nossas latas costuma deparar-se com um cenário pouco habitual, pelo menos, relativamente a Chás e Infusões.

No interior, reparará que existem diversas partes das espécies autóctones, ou seja, pode encontrar partes dos caules, flores ou folhas.

Por norma, as pessoas estão habituadas a ver o Chá ou Infusão como um produto que é servido numa saqueta e cujas plantas foram trituradas.

As misturas são harmoniosas, não só na diversidade das plantas que integram a mistura, como também nas componentes das respetivas plantas.

Uma outra vantagem e que poucas pessoas desconhecem é esta:

Não acrescentamos argila, corantes ou aromas adicionados às misturas, apenas plantas.

7º – Proximidade com Parceiros locais

Sendo a Infusões com História uma Indústria de Pequena Escala, a proximidade dos parceiros garante operações mais organizadas, rápidas e eficazes.

Para além disso, criam-se sinergias capazes de potenciar negócios.

Um dos melhores exemplos que podemos dar, é o caso dos restaurantes parceiros que, em conjunto, nos ajudaram a lançar o conceito Premium – Pairing de Infusões.

Este conceito, que permite harmonizar as nossas Infusões Premium com os menus, ajuda-nos a enriquecer a Alta Gastronomia, a partilhar os Aromas e Sabores das misturas exclusivas e a promover o Turismo Nacional.

Visite o nosso Blog e leia artigos que abordam este conceito, explicam como tudo funciona e apresentam menus de degustação divinais.

Estas relações são positivas para todos os players e permitem que a troca de know-how, competências e experiências, tornem a nossa jornada ainda mais incrível.

8º – O Apoio Académico é fundamental para nós

O conhecimento não ocupa lugar e o apoio académico que a nossa marca recebe desde 2017, é fundamental e de grande relevância para o posicionamento da marca.

Os primeiros passos dados pela Infusões com História, aquando do lançamento da primeira gama de Produtos Premium (Chás do Românico), muito se devem ao excelente trabalho de profissionais como a Dra. Ana Maria Carvalho, investigadora noCentro de Investigação da Montanha e docente do Instituto Politécnico de Bragança.

A Dra. Ana Maria Carvalho, por exemplo, partilhou o seu conhecimento sobre as plantas aromáticas utilizadas nas misturas exclusivas, tais como as principais características, fitoquímicos, entre outras informações relevantes.

Num testemunho em vídeo feito pela Dra. Maria Carvalho, a própria afirma que:

“O projeto Infusões com História é uma ideia inovadora, porque concilia saber empírico com conhecimento científico, descobrindo novos produtos e novas potencialidades para matérias-primas tradicionais.

Além disso, o projeto fornece um conjunto de informações sobre cada uma das espécies que compõem as diferentes misturas (…)

(…) Quando estiver a consumir uma Infusão, pode desfrutar não só da bebida, mas também de toda a informação associada a cada uma das espécies que compõem essa bebida”.

Tudo isto é necessário para que os rótulos estejam em conformidade e os produtos possam entrar no mercado sem que existam quaisquer problemas legais.

A intervenção académica não se ficou apenas pelos Chás do Românico, pois também foi essencial para a criação dos Chás do Douro e de outras tantas surpresas que a Infusões com História está a preparar para breve.

9º – Forte conexão com IPSS das Regiões do Românico e Douro

Logo no início do artigo, destacámos as três principais dimensões do tema da Sustentabilidade, sendo que para este último tópico reforçamos a questão da Dimensão Social.

Para que aconteça a Inclusão Social e a Distribuição Equitativa, a Infusões com História não poderia deixar de criar diversas conexões com associações, projetos sociais e outras IPSS das Regiões do Românico e do Douro.

Estas ligações fortalecem as Tradições, valorizam a Cultura, protegem a Natureza destas Regiões e validam o contributo da nossa empresa perante a Sociedade.

A Infusões com História é um projeto feito para as Pessoas, a partir de Histórias e Memórias que se eternizam no tempo.

10º – Utilizamos Embalagens amigas do Ambiente

Para terminar este artigo com chave de ouro, referimos as características das nossas embalagens, o nosso conceito e ainda uma novidade bem ecológica.

As nossas latas (pequenas e grandes) como são feitas de metal, são ideais para quem deseja armazenar os seus chás, sem que se preocupe com a perda de qualidade das misturas exclusivas.

Para além desta vantagem, os nossos clientes ao efetuarem as suas encomendas seguintes, recebem recargas de Infusões Premium embaladas em sacos, feitos de um único polímero, ou seja, podem ser reciclados.

Resumindo, os clientes na primeira encomenda compram as latas de metal e depois nas encomendas seguintes podem encher as suas latas com as recargas com as misturas exclusivas correspondentes (ou outras que queiram experimentar).

Por fim, estamos a desenvolver (desde o início desde ano) saquetas em papel reciclado, sem plástico e cordel.

Esta última novidade, ficará disponível no mercado em breve.

Continue a acompanhar a nossa Caminhada Sustentável

Estas são as bases do nosso Plano de Sustentabilidade, contudo ao longo dos próximos tempos a Infusões com História irá trabalhar outros temas de grande importância nesta área que nos é muito querida (por convicção enão por obrigação).

Continue a ler os nossos artigos de Blog, a visitar o nosso site e a adquirir os nossos Produtos Premium.

Temos plena noção que muito ainda temos para fazer e que este caminho que fizemos até aqui e que tanto nos honra, será complementado e potenciado. Vamos colocar as Infusões onde elas merecem estar.Esperamos pela sua visita e, quiçá, por uma encomenda nos próximos momentos.