fbpx
Fechar
Praça da Liberdade, Nº275 3700-611 Cesar, Portugal
(+351) 931 131 966 | (+351) 917 609 765 info@infusoescomhistoria.pt
Conheça tudo o que precisa de saber sobre Chás frios

O Chá frio é uma bebida saborosa e refrescante, que sabe sempre bem nos dias de mais calor. Se for feito com ingredientes 100% biológicos, 100% naturais e 100% nacionais, é uma excelente escolha para o dia a dia.

Apesar de a versão quente ser conhecida desde há séculos pelos povos asiáticos, a história da invenção do “icea tea” é mais recente.

Será que sabe tudo sobre este tema?

Aprenda mais sobre a sua história e descubra 3 formas divertidas de preparar um Chá frio com as misturas da Infusões com História.

Quando e como apareceu o Chá Frio

A história do Chá tem mais de 4000 anos e início na China. A popularização desta bebida fez com que chegasse anos mais tarde ao Japão e à Índia, no ano de 1600.

Depressa conquistou a europa e no século XVIII, as plantas cujas folhas originam o Chá, chegam ao estado da Carolina do sul, pelas mãos do botânico Andre Michaux.

Em 1904, o vendedor inglês Richard Blechynden, num dia de muito calor na feira comercial de St. Louis (EUA), decide adicionar gelo às amostras de Chá preto que oferecia às pessoas que por ali passavam. Foi assim que nasceu o Chá gelado.

O dia Internacional do “Icea Tea” comemora-se a 10 de junho. Celebre este dia com a Infusões com História.

3 Formas divertidas de Preparar um Chá Frio

O consumo de Chá gelado é ótimo para quem procura hidratar-se, mas também promover o bem-estar e a saúde, pois pode substituir esta por outras bebidas, geralmente bem mais calóricas.

Sem que adicione açúcares artificiais, pode aromatizar a sua água com plantas aromáticas medicinais, 100% biológicas, como as presentes nas misturas da Infusões com História, garantido uma explosão de sensações e aromas.

Em Portugal mais de 500 mil pessoas bebem Chá gelado por dia, segundo um estudo TGI da Marketest, referente ao ano de 2019. Este hábito também pode ser seu, para isso basta que prepare estas 3 práticas sugestões que apresentamos de seguida.

Preparação tradicional do Chá Frio

Aqueça água, até que atinja cerca de 90ºC. Coloque a quantidade desejada de plantas num bule e quando estiver pronta despeje a água.

Deixe repousar entre 7/9 minutos e após isso filtre o seu preparado. Quando já tiver arrefecido, coloque no frigorífico, para que passadas umas horas o possa beber.

A Infusão do Mato é uma excelente escolha para fazer um Chá frio, pois garante a frescura da hortelã-comum, as fragâncias doces e os aromas equilibrados da prunela e da carqueja.

Infusão feita com água fria

Prepare o Chá gelado, através de um Infusão feita com água fria. Para isso basta que coloque num bule as plantas, juntamente com a água.

O tempo de preparação é mais longo, pois precisa de esperar entre 8 e 10 horas. A libertação das propriedades das plantas é feita de forma lenta. Guarde o recipiente diretamente no frigorífico e depois só precisa de aguardar o tempo indicado. Nesta versão com água fria, para além de aumentar o tempo de Infusão, também deverá aumentar a quantidade de plantas.

Explore esta forma de preparar um Chá frio e aproveite para viajar por entre as vinhas e o rio, escolha um dos 6 Chás do Douro da Infusões com História e embarque numa aventura de sabores.

Adicione rodelas de limão, laranja ou pedaços de ananás à sua bebida, personalize-a de forma natural e criativa.

Junte Fruta da época ao Chá frio

Promova o comércio local e ajude os produtores de fruta da sua região, pois nesta altura têm muitas soluções, seguramente perto de si. Desde os frutos vermelhos, à melancia, ao melão ou ainda os citrinos.

Corte os frutos aos pedaços e acrescente à sua Infusão gelada, para que tenha ainda mais aromas e a torne mais doce, sem que se incluam quaisquer açúcares (tirando a frutose).

Os Chás do Românico e as plantas aromáticas medicinais presentas nas suas misturas, combinam muito bem com qualquer fruta, surpreenda-se e experimente esta recomendação.

Para além destas sugestões pode ainda fazer cubos de gelo aromatizados, juntar o preparado a sangrias ou congelar a Infusão para fazer granizados deliciosos.

Infusões com História – produtos 100% Biológicos e 100% Naturais

Agora que já conhece tudo sobre o Chá frio, visite o nosso site, faça a sua escolha e prepare uma das 3 sugestões que lhe apresentámos ou quem sabe, experimente todas, pois vai gostar de certeza.

Desfrute deste verão da melhor maneira, explore os produtos da nossa marca, que é 100% Portuguesa, amiga da Natureza e promotora dos produtos naturais.

Conheça mais sobre a Infusões com História e prove os nossos Chás Biológicos, repletos de história.