fbpx
Fechar
Praça da Liberdade, Nº275 3700-611 Cesar, Portugal
(+351) 931 131 966 | (+351) 917 609 765 info@infusoescomhistoria.pt
Descubra 5 Curiosidades que não conhecia sobre a Hortelã

A Hortelã (conhecida também como Hortelã-comum ou montrasto-das-boticas) é uma espécie nativa da maioria das regiões da Europa, Ásia e do Mediterrâneo, pertence à família botânica das Lamiaceae ou Labiatae e ao grupo das plantas com flor (Angiospermae).

O seu nome científico é Mentha spicata L., em Portugal cresce abundantemente de forma assilvestrada por todo o território nacional, geralmente em zonas húmidas, locais frescos e em linhas de água.

A Hortelã está naturalizada e cresce em vários pontos do planeta, por exemplo em África, nas Américas e Oceânia.

As Principais Características da Hortelã

Uma planta que é herbácea e perene, com um porte que oscila entre os 30 e os 100 cm, cresce em ambientes como os acima descritos e em muros, caminhos rurais, ou pequenas hortas.

As principais características são:

  • Apresenta caules de secção quadricular;
  • Possui folhas sésseis (filamento de ligação ao caule) ovadas a lanceoladas;
  • As estames e estiletes são excertas e as anteras têm cor arroxeada;
  • As flores são de cor purpúrea e surgem de Junho-Outubro;
  • A Hortelã pode crescer todo o ano, em estufas e espaços cuidados.

As propriedades da Hortelã já são conhecidas desde o antigo Egito, quer para fins medicinais, quer para fins culinários (uso em sobremesas, refrescos ou saladas)

Os Usos e as Utilizações mais Comuns desta Planta

Desde as infusões aos óleos utilizados na aromaterapia, passando pelas suas folhas desidratadas, esta erva tem propriedades estimulantes, calmantes, carminativas e que auxilia em caso de existirem problemas estomacais.

A infusão é bastante conhecida (e reconhecida em estudos etnobotânicos feitos em Portugal) para alívio da má disposição, vómitos, problemas de intestinos ou tosse e ronquidão.

A Hortelã também é usada e utilizada para:

  • Reduzir dor nos mamilos de gestantes;
  • Combater o acne com o sumo das suas folhas;
  • Ajudar a perder peso e cuidar do corpo;
  • Ajudar na prevenção do cancro;
  • Fortalecer o Sistema Imunológico.

5 Curiosidades sobre a Hortelã que não Conhecia

Apresentamos agora alguns factos que certamente desconhece sobre esta planta, que tem tantas utilidades e que oferece maravilhosos benefícios, úteis para o seu dia a dia.

A Hortelã também é:

Um excelente repelente natural contra insetos e animais indesejáveis

As folhas e a parte aérea têm um efeito inseticida, que afasta moscas e pequenos parasitas. Era comum encontrar Hortelã perto de galinheiros para afugentar ratos do campo, toupeiras e o piolho das aves.

Um símbolo de Amizade, Amor e Hospitalidade

Na mitologia grega esta erva era utilizada e espalhada quando a casa recebia novos visitantes. Este gesto simbolizava gratidão, hospitalidade e bom acolhimento.

Útil para Combater a Fadiga e a Sobrecarga diária

O stress do dia a dia, a sobrecarga, o overtraining ou a rotina, podem ser combatidos com a ajuda da Hortelã. O cheiro das folhas ativa o funcionamento cerebral, reduz o cansaço, a ansiedade e renova as energias do nosso corpo.

Importante para Fortalecer o Crescimento Capilar

Algumas vitaminas e produtos cosméticos possuem a presença do mentol, carvona, limoneno e α-terpineol, que fortalecem o crescimento do cabelo e o seu bom estado. O brilho e a hidratação do cabelo são conseguidos com algumas borrifadelas da infusão natural da planta.

Uma aliada para Prevenir e Contrariar a doença de Alzheimer

A composição desta erva e o seu consumo, favorecem a capacidade e melhoria de concentração, agilidade mental, funcionamento cognitivo e uma melhor aptidão para memorizar.

Consumir Hortelã em excesso tem consequências?

O consumo desta planta como condimento ou aromatizante nas doses recomendadas e descritas, é geralmente seguro e apresenta um risco mínimo para a sua saúde.

Relativamente ao consumo do seu óleo, existem riscos associados ao seu consumo excessivo, apresentando reações adversas, pelo que são indicados cuidados extra em caso de gravidez e na aplicação a crianças e idosos.

Aconselha-se os consumidores a procurarem apoio de um profissional, antes de iniciar um tratamento, qualquer que seja.

Infusões com História: A presença da Hortelã nos nossos produtos

O potencial desta poderosa planta pode ser encontrado nos nossos produtos, mas também nos trilhos e na Rota do Românico, onde a Hortelã cresce e floresce livremente.

Ela está presente na “Infusão do Mato” e na “Infusão Românico Português”.

Estas infusões são vendidas em formato de lata grande e de saco doypack, ambos com aproximadamente 30 gramas. Também poderá adquirir os nossos bules com filtro em inox para preparar a infusão, bem como os copos em vidro duplo, extremamente elegantes e diferenciadores, para a beber tranquilamente.

Visite o nosso site e conheça todos os produtos e informações que temos para lhe oferecer, temos a certeza que vai gostar.

Se tem curiosidade por mais informações como esta, leia mais artigos do nosso blog.

Caso tenha alguma dúvida envie-nos mensagem para os nossos contactos.