Neste artigo, Jorge Russo (CEO da Dots Training) apresenta os resultados, do seu ponto de vista organizacional, de uma atividade surpreendente que foi feita com a equipa da Infusões com História, tendo envolvido os seus produtos premium e a destilação de Gin.
Saiba de que forma foi possível unir estes três temas e que conclusões finais, Jorge Russo, expõe neste texto de opinião pessoal.
Conheça algumas informações sobre o Gin
Quando em meados do século XVII o fisicista holandês Franz de le Boë usou o Gin (genebra) como remédio para problemas renais, estava longe de imaginar o que ia acontecer aquele destilado de zimbro.
Na verdade, aquela bebida destilada diurética chegaria por mar até ao país que o imortalizou como bebida espirituosa, a Inglaterra.
Foi ali que o seu uso se generalizou e que nasceu o tipo mais comummente consumido no mundo, o London Dry, uma bebida destilada produzida com álcool neutro de cereais, zimbro, semente de coentro, muitas vezes raiz de angélica, e uma combinação infinita de outros botânicos (Ingredientes do Gin), que transformam o Gin numa bebida de uma diversidade infinita.
O Gin é hoje uma bebida muito apreciada internacionalmente, sendo por vezes mais consumida que a vodka ou mesmo o whiskey.
Saiba mais sobre Infusões Premium e as suas qualidades
As infusões não são chá, apesar de para preparar chá se tem de produzir uma infusão da planta do chá, camellia sinensis, em água quente.
Infusões são preparados de diversificadas combinações de plantas e suas partes, flor, folha, caule, etc., pensados para serem bebidos depois de infusionados em água quente.
No entanto, estas Infusões Premium podem ser consumidas quentes, mas também frias.
Inicial e tradicionalmente associadas ao uso medicinal, dado o excelente veículo que constitui para os constituintes terapêuticos e medicinais que reconhecidamente muitas plantas possuem, as infusões tal como o Gin evoluíram muito nos últimos anos, sendo hoje bebidas de uma tipologia autónoma e independente.
Na verdade, as infusões amadureceram e impuseram-se, havendo hoje uma oferta de enorme qualidade e diversidade, muito para além das tisanas medicinais e do chá.
Conheça as incríveis misturas exclusivas da Infusões com História
O que é o Team Building?
É um termo de origem anglo-saxónica usado mundialmente para descrever um conjunto nem sempre alinhado de atividades e propósitos, mas comummente associado ao desenvolvimento do trabalho em equipa.
De forma mais académica, team building é um conjunto de ações, metodologias, técnicas e ferramentas de gestão, utilizadas para melhorar a eficiência e o desempenho de organizações, equipas ou simples grupos de trabalho.
Os anos 80 do século XX viram uma explosão da sua utilização no nosso país, algumas vezes de forma desvirtuada, o que conduziu a algum descrédito nas organizações devido à falta de resultados que operou em alguns casos, por ter sido empregue de forma desadequada e muitas vezes pouco profissional e/ou sem o adequado domínio técnico e académico.
Hoje superou aquela questão e é inequivocamente utilizada por microempresas e por multinacionais de dispersão global como forma de desenvolver inúmeros aspetos nas organizações.
O team building é hoje empregue para trabalhar aspetos como competências humanas (soft skills), cultura organizacional, liderança, transformação e mudança, com o objetivo final de alinhar os colaboradores com o propósito e os pilares estratégicos das organizações (Visão, Missão e Valores).
Empregam-se em team buiding ferramentas como o LEGO SERIOUS PLAY, a gamificação e o escape gaming, e claro, o infinitamente combinável outdoor.
E o que têm estas três coisas a ver umas com as outras?
Pois bem, a Infusões com História concebe, produz e comercializa Infusões.
Estas infusões Premium não são entendidas pela marca como bebidas, mesmo sendo. São ao invés concebidas e produzidas como experiências.
Experiências sensoriais e gastronómicas, onde o pairing com refeições de elevada delicadeza e qualidade, por vezes concebidas por chefes com estrelas Michelin, é uma realidade e uma ode aos sentidos.
Sendo infusões Premium produzidas exclusivamente com plantas locais, são biológicas e nacionais, representativas de uma enorme paleta sensorial com ligações formais, intencionais e assumidas ao património natural e cultural local, nomeadamente ao Românico.
Organização constituída maioritariamente por colaboradores jovens, a Infusões com História possui uma visão clara sobre a necessidade imperativa de, desde o dia primeiro, construir uma equipa alicerçada numa relação pessoal inabalável, escorada numa imagem clara e clarividente do propósito da organização e daquela ligação entre território, cultura e experiência paliativa e gastronómica.
É de resto esta ligação que constitui o seu fator diferenciador e a sua vantagem estratégica.
Não surpreende, pois, que a Infusões com História ative periodicamente o team building para atuar perante a sua equipa.
A experiência dos colaboradores com o Team Building
Uma ação singular foi realizada utilizando as suas Infusões Premium, o Gin e o team building.
Na conceção de uma das atividades de team building que a organização realizou, harmonizaram-se e alinharam-se aqueles três planos, para produzir uma ação que apenas recorreu às suas infusões, para alem do zimbro, para produzir um Gin e assim trabalhar competências humanas (soft skills).
A equipa foi convidada a conhecer melhor o território que dá origem às Infusões, a cultura Românica através de alguns dos seus emblemáticos marcos do Românico, e, a idealizar um perfil de Gin com recurso às infusões como ingredientes, como dissemos.
Categorizadas as infusões a uso, como herbáceas, florais, cítricas, especiarias, quentes ou frescas, e, perfilado o Gin, procedeu-se à sua destilação.
Como resultado conseguiu-se produzir um crafted Gin do tipo London Dry, legitimo e de qualidade, único no mundo, e surpreendentemente coincidente com o perfil desenhado pela equipa.
Pelo caminho trabalharam-se e desenvolveram-se competências como a colaboração, comunicação, pensamento complexo e a rara liderança horizontal espontânea, competência crítica em equipas às quais se atribui e das quais se espera elevada iniciativa.
Advogou-se igualmente a vantagem da resiliência e da superação, pois afinal nenhum elemento da equipa sabia como se fazia Gin.
Não nos esquecemos de lembrar a equipa que aquilo a que chamamos de relação profissional, mais não é que relação pessoal (social) ainda que em ambiente profissional, pelo que, é sobre a relação pessoal que afinal vale a pena investir.
Este artigo constitui a minha perceção da organização Infusões com História, no papel de CEO da Dots Training, seu parceiro para o Desenvolvimento Organizacional o que inclui conceção e produção de ações de team building.
Jorge Russo