O que criam os homens? Talvez nada. Deixemos a criação para o criador. E se for, seja qual for e em que credo for.
A genialidade dos homens está na observação e na habilidade – não de criar – mas de gerar valor. Está no compromisso de cuidar. O Miguel Moreira, com o seu projeto Infusões com História (ICH), é um caso sério como zelador de botânicos do norte de Portugal. Um trabalho genial, que agrega várias paixões do Miguel: a natureza, o pedestrianismo e o montanhismo. Igualmente genial o naming e a imagem da empresa. À primeira vista, parece cheirar a presunção, mas, à medida que vamos conhecendo os seus produtos e a visão estratégica da empresa, percebemos logo que é um genuíno compromisso com o conhecimento de muitas gerações e com o próprio território do Românico e do Douro.
A ICH é nossa parceira no evento #ircomsedeaopote desde 2022. Este ano, em cada edição, o Miguel escolhe um blend exclusivo. Apesar do evento estar mais direcionado para o mundo báquico, a verdade é que as infusões, sejam elas quentes, frias ou condimentares, assentam que nem uma luva e desafiam os convidados a acompanhar a comida confecionada no fogo e em potes de três pernas com outras bebidas para além do vinho. Tive igualmente o gosto e o privilégio de promover alguns momentos gastronómicos com harmonização de infusões noutros locais. Um desafio sempre gratificante e surpreendente, que exala autenticidade e sofisticação.
Formado em Educação Física e Desporto e em Treino de Alto Rendimento Desportivo, o desafio faz igualmente parte do território do Miguel e da ICH. Atreve-se e orgulha-se do que faz, rodeia-se da academia e do empirismo popular e observa atentamente um passado, onde não quer ficar. A ICH é atual, irreverente, diferenciadora, consistente e necessária. Fica a apologia, não só porque merecem, mas porque todos nós merecemos projetos assim.