fbpx
Fechar
Praça da Liberdade, Nº275 3700-611 Cesar, Portugal
(+351) 931 131 966 | (+351) 917 609 765 info@infusoescomhistoria.pt
Os Incríveis Benefícios e Propriedades da Prunela

No artigo de hoje apresentamos uma maravilhosa planta, que é conhecida popularmente como “erva cura-tudo”, cujo nome científico é Prunella vulgaris L.,  pertencente ao grupo das plantas com flor (Angiospermae) e à família das Lamiaceae ou Labiatae.

Esta planta também pode ser referida como erva-férrea, chestre, consolda-menor ou erva-das-feridas.

Podemos encontrá-la distribuída por toda a Europa, Norte de África, América do Norte. Em Portugal está distribuída em todo o território e ilhas (onde já foi muito conhecida e utilizada frequentemente na medicina popular).

O nome do género Prunella é derivado de ‘brunella’, uma palavra de raiz germânica, derivada de “die Bräune”, designação antiga em alemão para as anginas ou ao abcesso periamigdalino.

As Principais Características da Prunela

Uma planta herbácea e perene que cresce até aos 60 cm de altura e que se encontra em prados húmidos (lameiros, margens de linha de água, charcos, lagoas) ou perto de bosques ripícolas (vegetação que fica à beira-rio) e pinhais.

É uma espécie ruderal, ou seja também prospera em caminhos rurais e terrenos abandonados (Flora-on, 2014; Morales, 2010).

As suas principais características são:

  • Apresenta caules rastejantes e colocação avermelhada;
  • Flores que formam espigas e que florescem de março até final verão;
  • Flores cor púrpura, rosadas quase brancas na base com aroma;
  • Pedúnculo das folhas curto, mas que pode atingir os 5 cm;
  • Propagação por semente e vegetativa (crescimento de caules rastejantes).

Os Usos Medicinais da Prunela

Tem uma longa história na medicina tradicional chinesa (referenciada na literatura chinesa em 206 A.C, no período da Dinastia Han), pois já era utilizada para curar e auxiliar no tratamento de algumas doenças, quer para prevenir, quer para atenuar dores e efeitos secundários.

O nome em inglês é “self-heal” (que significa auto cura), nome que singrou pela sua utilização global, para grande número de doenças e situações de tratamento.

As Folhas Frescas para fazer Infusão

A infusão das folhas ajuda a controlar a febre, diarreia e a aliviar a dor de garganta e dor hemorroidal. As folhas são colocadas também em emplastos, devido às suas propriedades como vulnerário.

Lave e desinfete o corpo com Prunela

A infusão desta planta é útil para lavar e desinfetar feridas e furúnculos. Por ser uma planta anti-inflamatória e antiviral, acelera a cicatrização.

Um poderoso auxiliar para doenças graves

Esta planta tem fortes propriedades antioxidantes, antibacterianas, bem como uma boa atividade antitumoral.

Prunela: Uma Planta com Super Poderes

Poucos conhecem os benefícios da Prunela (que são muitos) e os potenciais do seu uso, que são importantes para combater doenças graves como HIV, Tuberculose ou até diminuir a propagação e crescimento de alguns cancros.

Os mais importantes e que se destacam são os seguintes:

  • Auxílio contra a Tuberculose;
  • Inibe o crescimento de metástases (especialmente pulmão);
  • Combate as doenças das gengivas;
  • Regula o funcionamento da tiroide;
  • Tem propriedades diuréticas e vasodilatadoras;
  • Ajuda no tratamento da Esquizofrenia resistente;
  • Reduz e combate Alergias e inflamações.

A Fitoquímica da Planta

Estudos farmacológicos validam as propriedades referidas acima e que há muito são faladas e repercutidas pelas culturas antigas.

Esses mesmos estudos identificam como principais agentes de cura os taninos e polissacarídeos (efeitos antivirais), os triterpenóides (atividade anti tumoral) e os flavonóides (propriedades antioxidantes).

Estudos sobre esses componentes e suas atividades biológicas são a base da aplicação clínica de P. vulgaris e do desenvolvimento de formulações terapêuticas (Bai et al., 2016).

Consumo e advertências sobre a Prunela

Os efeitos adversos relacionados com o consumo desta espécie não são conhecidos, quer nas interações, quer nas contraindicações.

Os ensaios clínicos são inexistentes e os estudos de toxicidade ainda não foram feitos, pelo que se aconselha os consumidores a procurar apoio de um profissional, para verificarem se podem consumir esta planta.

O consumo por parte de grávidas, crianças menores de 12 anos e idosos, deve ser moderado e controlado.

Prunela presente nas três Misturas do Românico da Infusões com História

Pode encontrar a Prunela e todos os seus benefícios nos nossos produtos, nomeadamente na “Infusão do Mato”, na “Infusão Românico Português” e na “Infusão Montanha de Sensações”.

Estas infusões são vendidas em formato de lata grande, mas também em formato de saco doypack, ambos com aproximadamente 30 gramas, de três plantas aromáticas medicinais, cuidadosamente secas.

Visite o nosso site e conheça todos os produtos e informações que temos para lhe oferecer, temos a certeza que irá gostar.

Se tem curiosidade por informações como esta, leia mais artigos no nosso blog.

Caso tenha alguma dúvida envie-nos uma mensagem.