fbpx

Pairing de Infusões Biológicas no Porto – Infusões com História

Pairing de Infusões Biológicas no Porto – Infusões com História

Se procura experiências gustativas únicas, deseja visitar a cidade do Porto ou quer descobrir um agradável local de refeições, saiba que neste artigo apresentamos informações muito úteis para si.

Entenda o que é um Pairing de Infusões Biológicas, como pode chegar à Cafetaria & Brunch Ponto 2 e que Infusões combinam com os pratos deste espaço gastronómico.

O que é um Pairing de Infusões Biológicas?

“Infusion Pairing” é um termo inglês que descreve o ato de combinar Infusões com diversos ingredientes, criando assim harmonizações que interligam as infusões e diferentes pratos (à semelhança da conjugação dos vinhos com os menus de degustação).

Este casamento de sabores permite uma experiência gustativa, rica em aromas biológicos e genuinamente portugueses, entre as infusões e os pratos.

No nosso site encontra outros artigos que abordam este tema e apresentam Pairings exclusivos, criados pelos melhores chefes de cozinha e sommeliers do nosso país.

Se tem curiosidade e deseja saber mais, leia este artigo sobre a experiência do Sommelier David Teixeira com as nossas Infusões BIO.

Cafetaria & Brunch Ponto 2 – Tradição e modernidade num só lugar

A Cafetaria & Brunch Ponto 2 situa-se na Avenida de França (Porto), abriu portas em 2017 e é considerado “um porto seguro nas viagens atribuladas do quotidiano”.

Ao entrar neste espaço gastronómico, que fica a poucos metros da rotunda da Boavista, sente os aromas do pão fresco, do café acabado de fazer e ainda desfruta de uma receção acolhedora e muito agradável.

Por aqui servem-se sumos naturais, todo o tipo de cafés, pão fresco, batidos, bolos caseiros, tostas, mas também o maravilhoso Brunch, considerado o pequeno-almoço dos campeões. Conheça o menu completo, clicando aqui.

Encontre combinações de Infusões Biológicas no Porto – Ponto 2

O Pairing de Infusões Biológicas, criado para o efeito, explora as 9 opções exclusivas da Infusões com História, ou seja, encontra no menu todas as misturas do Românico e do Rio e da Vinha.

Para que seja mais fácil de entender, a seguir, dividimos o menu de acordo com as opções do Ponto 2:

  • Tostas quentes em pão alentejano;
  • Saladas;
  • Sobremesas;
  • Torradas.

Depois disso, atribuímos as infusões a cada um dos pratos descritos.

Para cada caso, identificamos se pode consumir a bebida quente ou fria, qual a temperatura de preparação, o tempo de infusão e o tipo de copo onde deve ser servida.

Tostas quentes em pão alentejano

Se é fã de tostas quentes ou do fabuloso pão alentejano, precisa visitar o Ponto 2 e experimentar os sabores do menu Pairing Infusões Biológicas.

A primeira escolha recai numa tosta quente em pão alentejano feita com salmão fumado, rúcula e queijo feta. A Infusão que acompanha esta escolha é a Infusão Estival.

A bebida é servida quente ou fria, preparada a 90ºC, durante 9 minutos e apresentada num copo de parede dupla de 250 ml.

Como segunda opção, pode selecionar a tosta feita com presunto, queijo brie e compota de figo. Para combinar, foi escolhida a Infusão Balsâmica. A mesma deve ser servida quente, preparada a 85ºC, durante 3 minutos e colocada num copo de parede dupla 350 ml.

Gosta de abacate? E de um ovo escalfado na tosta? Se gosta ou tem curiosidade em provar, experimente a tosta que leva estes dois ingredientes e ainda rúcula.

A Infusão Floral é a opção que harmoniza esta criação, devendo ser servida quente, preparada a 90ºC, por 5 minutos. O copo que deve utilizar é o de parede dupla 250 ml.

Na 4ª tosta pode sentir os sabores do húmus de grão-de-bico, tomate, cebola e azeitona preta. A Infusão Balsâmica acompanha este prato e é servida quente, preparada a 85ºC, durante 3 minutos e apresentada num copo de parede dupla 350 ml.

Para finalizar as tostas, pode ainda escolher a que leva mozarella, tomate, molho pesto e manjericão fresco (Infusão do Mato servida quente, preparada a 85ºC, por um tempo de 5 minutos e colocada em copo de parede dupla 250 ml).

Saladas feitas com ingredientes frescos e saborosos

Prefere uma salada leve, feita com ingredientes frescos e cuja conjugação é perfeita?

Estas são as criações do Ponto 2:

  1. Morangos, queijo fresco, nozes e mel;
  2. Abacate, laranja, queijo feta, tomate cherry e nozes;
  3. Salmão fumado, manga, queijo feta e sementes sésamo pretas;
  4. Frango grelhado, abacaxi e cenoura;
  5. Atum, maçã, grão-de-bico e azeitonas;
  6. Requeijão, melancia, uvas e cenoura;
  7. Melão, presunto, queijo feta e rabanete.

Saiba agora que Infusões biológicas correspondem a cada uma das saladas:

1º – Infusão Subtil – quente, preparada a 85ºC, durante 3 minutos e servida num copo parede dupla 350 ml.

2º – Infusão Estival – quente ou fria, com temperatura de preparação de 75ºC, durante 3 minutos e apresentada em copo parede dupla 250 ml.

3º – Infusão do Mato – quente ou fria, preparada a 85ºC, por 3 minutos e servida em copo parede dupla 350 ml.

4º – Infusão Subtil – quente ou fria, com temperatura de preparação de 90ºC, durante 5 minutos e colocada em copo parede dupla 250 ml.

5º – Infusão Vibrante – quente ou fria, preparada a 75ºC, por 3 minutos e apresentada em copo de 350 ml com parede dupla.

6º – Infusão Mística – quente, com temperatura de preparo a atingir os 75ºC, por 3 minutos e servida em copo de parede dupla 250 ml.

7º – Infusão Montanha de Sensações – quente ou fria, preparada a 85ºC, por um tempo de 5 minutos e colocada copo de 350 ml com parede dupla.

Experimente as Sobremesas e os Doces do Ponto 2

A Cafetaria & Brunch Ponto 2 é o local perfeito para os fãs de doces e sobremesas caseiras, feitas com todo o cuidado e utilizando ingredientes de excelência.

Neste espaço gastronómico pode experimentar:

  • Bolo de chocolate;
  • Tarte de limão merengada;
  • Bolo de cenoura com cobertura de chocolate crocante;
  • Brownie de chocolate com nozes;
  • Queque de limão com sementes de chia;
  • Biscoitinhos tradicionais: raivinhas, canelas, limão e azeite.

Para acompanhar o Bolo de chocolate e melhorar ainda mais a experiência sensorial do Pairing de Infusões Biológicas, foi escolhida a Infusão Românico Português (da gama Misturas do Românico).

Esta pode ser consumida quente ou fria, deve ser preparada a uma temperatura que não exceda os 65ºC, durante 5 minutos e servida num copo parede dupla 350 ml.

Em relação à Tarte de limão merengada, a Infusão Mística é a bebida que harmoniza com este doce. Quer seja consumida quente ou fria, precisa ser preparada a 65ºC, por 3 minutos e apresentada num copo de parede dupla 350 ml.

Se gosta de Bolo de cenoura com cobertura de chocolate crocante faça uma visita e delicie-se com esta sobremesa.

A Infusão Subtil (quente, preparada a 65ºC, durante 3 minutos e colocada num copo de parede dupla 250 ml) liga-se ao bolo e oferece todos os aromas biológicos da região do Douro Vinhateiro.

E que tal uns Brownies de chocolate e nozes?

Ao consultar o Pairing de Infusões Biológicas perceberá que este doce é acompanhado pela Infusão Estival (quente, preparada a 85ºC, durante 3 minutos e servida num copo de parede dupla 350 ml).

Se não gostar muito de chocolate, pode ainda provar os Queques de limão com sementes de chia (Infusão Balsâmica, consumida quente ou fria, preparada a 65ºC, durante 3 minutos e colocada em copo de parede dupla 250 ml).

Por último, tem ainda a opção dos biscoitinhos tradicionais, cujos sabores são potenciados pelas propriedades da Infusão Floral.

Esta pode ser servida quente ou fria, deve ser preparada a 70ºC, por 3 minutos e apresentada num copo de parede dupla 350 ml.

Tem de provar as fantásticas Torradas feitas neste local

Quase a encerrar esta viagem gastronómica, terminamos a apresentação do Pairing de Infusões Premium com as torradas feitas no Ponto 2.

Estas são as 4 opções que pode escolher:

  1. Pão alentejano com compota e mel;
  2. Tradicional em pão de forma;
  3. Pão de centeio bávaro alemão com uvas passas, nozes e amêndoas;
  4. Pão de milho com sementes de girassol.

Quanto às Infusões, estas são as que harmonizam estes pratos:

1º – Subtil – quente, 65ºC, 3 minutos, copo de parede dupla 250 ml.

2º – Mística – quente, 65ºC, 3 minutos, copo de parede dupla 350 ml.

3º – Vibrante – quente, 70ºC, 3 minutos, copo de parede dupla 250 ml.

4º – Românico Português – quente, 70ºC, 3 minutos, copo parede dupla 350 ml.

Se deseja conhecer mais informações sobre as Infusões biológicas, visite o nosso site e descubra todas as propriedades, vantagens e usos tradicionais das plantas aromáticas utilizadas.

Visite o Ponto 2 e comprove a qualidade das Infusões BIO

Depois de todas as referências e apresentação do Pairing de Infusões Biológicas, criado pela Infusões com História e em conjunto com o Ponto 2, só falta a sua visita a este estabelecimento localizado no centro do Porto.

Aproveite e conheça a nossa loja online, pois para além dos produtos BIO destacados neste artigo, descobre ainda fantásticos Acessórios para Chá e outras oportunidades.

Comprove a qualidade das nossas Infusões, torne-se um amante das Infusões, Chás e Tisanas 100% naturais.

Encomende agora os nossos produtos 100% portugueses.

Adicionar comentário