Sugestões para a Páscoa inspiradas no Românico e no Douro - capa

A Páscoa, tal como o Natal, é uma celebração religiosa muito importante no nosso país.

Por esta altura, nas Regiões do Românico e do Douro, inúmeros pratos tradicionais são preparados em restaurantes, pastelarias ou em casas particulares.

Vai juntar a família e reviver as Tradições?

Escolhemos uma série de sugestões muito especiais para si e, claro está, não podíamos deixar de harmonizar as maravilhosas opções que surgem no artigo, com as nossas Infusões Premium, repletas de Aromas e Sabores 100% Naturais.

Pão de Padronelo (Amarante) e Regueifa de Paredes

A Infusões com História começa com dois tipos de pão bem tradicionais e característicos da Região do Românico.

Quem nunca provou um pão quentinho e acabado de sair do forno, não sabe o que perde.

O cheirinho que liberta, a crocrância que apresenta… é pura felicidade!

Tem mesmo de experimentar estas duas delícias durante a semana da Páscoa.

Quanto ao Pão de Padronelo, segundo informações encontradas no site da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, “o nome do Pão de Padronelo provém da freguesia do concelho de Amarante onde, no lugar da Ovelhinha, começou inicialmente a ser fabricado”.

Ainda sobre o pão, é referido que “este lugar situa-se junto ao rio Ovelha, dispondo de vários moinhos tradicionais, alguns ainda em funcionamento.

Aquando da segunda invasão francesa (1809), o lugar da Ovelhinha foi completamente destruído, tendo as padarias sido reconstruídas em locais, mais altos, onde ainda hoje funcionam”.

Encontre este pão ou a sua receita para o fazer em casa.

Uma fatia torrada e barrada com mel ou um doce regional, acompanhada por uma chávena de Infusão do Mato… quer melhor sugestão para o pequeno-almoço?

Já a Regueifa de Paredes, é um pão (geralmente apresenta entre 800 gramas e 1 quilo) que é entrançado e cujo formato parece uma coroa.

Com apenas 4 ingredientes base (farinha, fermento, água e sal), era somente cozido em dias de romaria (festas religiosas como a Páscoa ou ao Domingo).

Tenha na sua mesa uma tábua com queijos ou produtos de fumeiro, uma boa Regueifa e um Bule com uma Infusão Românico Português acabadinha de fazer.

Prometemos que vai adorar este momento e a experiência gustativa será fenomenal.

O fim da Quaresma e os Pratos principais de Carne

Talvez possa achar estranho que os pratos principais na Páscoa sejam maioritariamente pratos de carne, mas muito se deve a razões históricas e religiosas.

O Tempo de Quaresma (período de 40 dias que antecede a Páscoa e que se inicia no Carnaval) é uma preparação para a celebração da Festa Pascal (Ressurreição de Jesus Cristo).

Durante estes dias, fazem-se jejuns, abstinência de carne, orações e várias caridades.

Ora, o término do Tempo da Quaresma era celebrado por muitos com a confeção de pratos como o Anho Assado com Arroz de Forno (típico nos concelhos do Vale do Sousa), Lombo de Boi ou Cabrito na Brasa (pratos tradicionais dos concelhos da Região do Douro).

Para além disso e porque antigamente a fartura não era tanta como agora, a Páscoa era uma celebração especial e como tal usavam-se ingredientes mais caros (como o caso da carne).

Sugerimos agora três Infusões Premium para cada um destes pratos:

Relativamente ao Anho Assado com Arroz no Forno, combine com a Infusão Montanha de Sensações, pois a frescura da Erva-cidreira e da Prunela, tornarão o seu almoço numa refeição mais leve e relaxante.

Sobre o Lombo de Boi (feito no Forno e servido com batatas assadas) sugerimos que acompanhe com a Infusão Floral, uma opção BIO delicada, perfumada e aromática, ideal para combinar com os Sabores deste tipo de carne.

Por fim, escolhemos a Infusão Subtilpara harmonizar com o Cabrito na Brasa, sendo que pode igualmente marinar a carne com a mesma mistura (tomilho-bela luz, folhas de loureiro e de nogueira).

Prepare também uma manteiga composta (junte à manteiga, a mistura exclusiva da Infusão Subtil), perfeita para barrar quando for servir o Cabrito na mesa.

Não existe uma Páscoa sem estas sobremesas

Páscoa que é Páscoa tem de ter um belo Folar Doce, Pão-de-Ló, muitas amêndoas (torradas, caramelizadas ou de chocolate), umas Cavacas de Resende e doces conventuais, como os Foguetes, as Brisas do Tâmega ou os Bolos de São Gonçalo.

A lista não fica por aqui, pois sabemos que existem dezenas de opções e muitas receitas tradicionais.

Promova momentos de convívio e guarde um cantinho na sua mesa, para que estas sobremesas estejam presentes.

E para que possa ter sempre uma Infusão quente e pronta para servir, sugerimos que conheça os nossos Acessórios para Chás, pois assim terá os utensílios perfeitos para a sua preparação e serviço.

Em último caso e se ainda não sabe o que vai oferecer ao seu afilhado ou afilhada, tem aqui mais um motivo para encomendar um prático Bule de Vidro, um conjunto de Copos de Vidro Duplo extremamente elegantes ou ainda um fantástico Caderno do Chá (inclui belíssimas ilustrações da Ana Gil).

A Infusões com História deseja-lhe uma excelente semana da Páscoa, recheada de Histórias, momentos de introspeção e conexões espirituais.

Etiquetas:

Infusões com História

Veja todos os posts do autor
X