Testemunho de Daniel Bessa sobre a Infusões com História

Este artigo foi escrito por Daniel Bessa. Podemos ler o seu testemunho sobre a Infusões com História e a sua história de como se tornou consumidor assíduo das nossas infusões exclusivas.
Infusões com história”.

Foi na freguesia de Gondar, concelho de Amarante, em Outubro de 2020, que descobri a marca, desconhecendo, na altura, do que se tratava. Estava a realizar uma entrevista, enquanto produtor de conteúdos de um projeto intitulado “A Nossa Terra”.

O entrevistado era César Teixeira, homem que trabalhava para manter viva a tradição do barro negro na sua terra. Durante a conversa, chamaram-me à atenção as muitas tigelinhas feitas pelo oleiro, que por lá estavam com a inscrição “Infusões com História”; Perguntei do que se tratava. “São uns senhores que se dedicam a fazer chás”, disse-me o senhor César. Fiquei, nessa mesma conversa, a saber também que um dos impulsionadores da criação da marca foi Miguel Moreira, que já conhecia, de uma entrevista anterior que tinha realizado sobre o Hóquei Clube de Penafiel, coletividade da qual era coordenador e consultor técnico.

Ora, e se o conceito de beber chá numas tigelinhas em barro negro já me pareceu inovador, quando soube que o Miguel era um dos obreiros do projecto, fiquei ainda com mais convicção de que seria diferenciador e acima de tudo algo com seriedade.  A razão? Simples: nessa primeira conversa que tive com ele, que supramencionei, ficou logo notório o rigor que imprimia em tudo o que trabalhava (os próprios atletas e dirigentes do Hóquei Clube de Penafiel não se cansavam de enaltecer isso), mas também ficou bem percetível que o Miguel tinha uma paixão grande pelo desporto e acima de tudo por hábitos de vida saudáveis.

Mais tarde, o projecto “A Nossa Terra”, voltou a juntar-nos, numa confeitaria em Caíde de Rei, isto porque o Miguel mantinha laços fortes com a Associação Amigos de Tongobriga e com a Associação Amigos do Rio Ovelha e eu estava a realizar um trabalho sobre estas duas coletividades.

Foi aí que fiquei a perceber que no nosso vasto património natural e em muitos dos trilhos que pisamos existe uma enorme variedade de plantas endógenas que podem ser aproveitadas para infusões e muitas delas com grande benefício para a nossa saúde.

E aqui aproveito para fazer um pequeno aparte: numa conversa com António Mendes (da Associação dos Amigos do Rio Ovelha), também um apaixonado pela natureza pelas mais-valias que emergem das suas raízes, fiquei ainda mais estupefacto com as potencialidades das plantas. Muitas nem valorizamos ou conhecemos, pisamos até sem querer, mas têm fins medicinais e benefícios para a nossa saúde que podem ser impressionantes. Aliás, algumas delas são importantes no combate a doenças cancerígenas, algo que desconhecia!

Continue a ler o testemunho de Daniel Bessa sobre a Infusões com História.

Mas, regressando à conversa com Miguel Moreira, menos maravilhado não fiquei. Afinal, a “Infusões com História” extrai também da natureza todas as suas potencialidades e leva-as até sua casa.

É na vasta Rota do Românico, nos vales do Sousa, Douro e Tâmega, que a Infusões com História colhe as suas plantas endógenas para produzir Chás Premium, apresentando estas regiões, as suas tradições e costumes, para que o património não se perca.

Tomilho bela-luz, Orégãos, Alecrim, Flores de funcho, Erva-peixeira, Poejo, Carqueja, Erva-cidreira, Urze … São tantas e tantas as espécies autóctones 100% biológicas que são aproveitadas que decidi cingir-me a mencionar apenas alguns exemplos. Já imaginou então a quantidade de combinações que a “Infusões com História” faz com plantas tão diferentes e tão únicas? Pois, é isso mesmo que a marca faz: misturas especiais e inimitáveis!

Mas a “Infusões com História” não é apenas chá. Nessa conversa com Miguel Moreira, percebi que proporciona também experiências. Falámos, nesse nosso “café”, de um evento que aconteceu num abrigo de montanha em Tabuado, Marco de Canaveses, onde foram estudadas e selecionadas Infusões, da Infusões com História, para atividades de Gin e Team Building.

Este foi apenas um exemplo de uma experiência, sendo que, na maioria das vezes, é o chá o grande protagonista. A água é posta a aquecer nas panelas de ferro à antiga para que o público possa assistir ao processo de preparação do chá, conheça os seus benefícios e os locais de origem!

Em súmula, fiquei fascinado por conhecer a “Infusões Com História”.

X