TEA AND WINE DINNER: O potencial das plantas aromáticas e a riqueza da sua integração na Enogastronomia, em 6 cursos!
Este artigo foi escrito por Marta Cristina da Silva.
Desengane-se quem deduzir, do meu registo habitual, que vos falarei com ênfase na Vitis vinifera! Como apaixonada por viagens sensoriais pelo mundo do vinho e da gastronomia, e amante da bebida mais consumida no Mundo (depois da água), o sagrado e milenar Chá da versátil planta Camellia sinensis, aceitei o desafiante convite para aquela que se apresentou uma noite memorável. As próximas linhas contar-vos-ão humildemente, com menor “autoridade”, sobre a noite de 02 de Junho 2023.
A Infusões com História preparou no Intercontinental Porto – Palácio das Cardosas, na responsabilidade de Nuno Miranda, um TEA & WINE EXPERIENCE com três ilustrações de processo intuitivo, profissionale apelativo:
– 6 Criações gastronómicas do Chefe Ilídio Barbosa do Restaurante Astória;
– Pairing de 6 vinhos pelo enólogo Ricardo Pinto Nunes da Churchill’s;
– 6 acordes olfactivos da Cláudia Camacho, the Fragrant Lady, que no final ainda nos brindou com um perfume “compêndio” de todo o menu. Extraordinário!
A Infusões com História levou à mesa e enalteceu como ingredientes principais 6 Chás Premium:
– 3 da Região Demarcada do Douro, a sorver dos acidentados socalcos de vinhas e espelho da paisagem das encostas do rio Douro
- 1.Infusão subtil (tomilho bela-luz, folhas de loureiro e nogueira)
- 2.Infusão balsâmica (alecrim, camomila, folhas de nogueira e loureiro)
- 6.Infusão floral (flores de funcho, sabugueiro, hipericão)
– 3 da Rota do Românico, a beber do passado e presente dos vales dos rios Sousa, Douro e Tâmega
- 3.Infusão Montanha de Sensações (erva-cidreira, urze, prunela)
- 4.Infusão do Mato (carqueja, hortelã-comum, prunela)
- 5.Infusão Românico Português (erva-cidreira, hortelã-comum, prunela)
Estas misturas exclusivas, 100% naturais provenientes de espécies autóctones biológicas, têm o peso e o gosto da tradição. “Só por isto” já nos merecem o respeito. As INFUSÕES foram-nos servidas com carinho e dedicação, ao som de boa escolha musical e tocada ao vivo! Um eloquente apelo à audição, descontração e proximidade, a anunciar a variedade de sabores do menu de degustação:
- 1.Amuse Bouche: Tártaro de salmão, ar de lavagante e rebentos de coentro.
- 2.Entrada: Rosbife de magret de pato com flor de cebolinho, macerado de fruta exótica com gengibre e pimenta rosa.
- 3.Peixe: Taco de polvo no carvão, esmagada de batata e cenoura colorida.
- 4.Carne: Mignon de vitela de leite lacada com flor de sal e tomilho, mousseline de abóbora assada e espargos verdes e espuma de molho trufado.
- 5.Mini pão de ló caseiro, pêra bêbeda recheada com queijo amanteigado e redução de vinho do porto.
- 6.Flumery de frutos vermelhos com couli de manga e frutos do bosque.
Para a ponte com a alta Gastronomia do Chef Ilídio Barbosa, de igual consciência e cultura colaborativa com o ecossistema e proclamação de sustentabilidade da Infusões com História, chegam-nos os vinhos da Churchill’s:
- 1.Churchill’s Estates Grafite Douro Branco ‘21 (Rabigato e Viosinho)
- 2.Quinta da Gricha Douro ‘19 (Touriga Nacional; Touriga Franca; Tinta Roriz; Tinta Francisca; Tinto Cão)
- 3.Churchill’s Estates TN Grafite Douro ‘15
- 4.Quinta da Gricha Douro ‘05
- 5.Churchill’s Port 20 YO Tawny
- 6.Churchill’s 1997 Vintage Port
A este trabalho, que se pressupõe conjunto, de TEA AND WINE PAIRINGS com pratos de autor, enaltecida pelos olhos vendados, somou-se uma experiência sensorial inesquecível entregue pela criatividade da Cláudia Camacho e os acordes olfativos, também exclusivos:
- 1.Coentro, tomilho bela luz, lima/ limão.
- 2.Pimenta rosa, alecrim, cedro.
- 3.(ervas) Manjerona, cidreira, cogumelo.
- 4.Hortelã, tomilho, café (borra).
- 5.Hortelã comum, cidreira, pêra, molécula morango (vinho do porto), carvalho francês.
- 6.Funcho, molécula morango, (amora, mirtilo).
“Como se realizou o serviço?”, podem estar vocês a perguntar.
Pois bem, cada curso iniciou-se com o serviço de chá, diferentes copos, distintas temperaturas; seguido do serviço de vinho, apenas um decantado (o Quinta da Gricha Douro 2005); a finalizar, a disponibilização individual do acorde olfativo pelas mãos e simpatia da Cláudia Camacho.
A melodia da música em toque de fundo e venda nos olhos, é chegado o momento de procurar do nosso lado direito o tester dos acordes e os copos.
É momento de cheirar e adivinhar?!
Sim!, e é ainda mais do que isso, se me permitem!! É momento de respirar, de sentir e intuir. É momento de conexão, cada um como parte do todo e cada um consigo, com as suas memórias olfativas e as suas emoções. Viajar!
Após a troca de algumas possíveis identificações, e já sem as vendas, chegam-nos ainda os aromas da cozinha em cada prato. Oportunidade de repetir a sequência de cheiros e adivinhações e está agora o palato a salivar, pelo que a visão nos estava a entregar.
Devo confessar-vos que, apesar do meu à vontade com WINE PAIRINGS, como amante de Chás e INFUSÕES foi a primeira experiência oficial com TEA PAIRINGS. O desafio de “vendar os olhos” às distrações da visão foi facilitador; permitiu-me identificar sempre melhor os aromas presentes e viajei, em paralelismo dos sentidos. Relembrei os retiros de silêncio na Casa da Torre, em Soutelo (Vila Verde, Braga), onde na hora da refeição nos mantemos igualmente em silêncio. Ali, são apenas os olhos que falam, alguns gestos e sorrisos. Ali, o alcance do nosso palato eleva-se, quando usamos a nossa boca para sentir as texturas e apreciar a temperatura dos alimentos, acedendo na mesma forma às memórias de aromas e sabores. Que momento e honra!
Uma notável experiência e marcante estímulo dos 3 sentidos (visão, paladar e olfato), um sentimento de exclusividade pelas ímpares combinações enogastronómicas e requintado TEA PAIRING, potenciadores da criação de novas memórias e até resignificação de outras, de e para pessoas especiais.
Atrevo-me a dizer que as 4 ilustrações desta experiência, que sem dúvida merece ser relatada na primeira pessoa, partilhada e recomendada, são propostas com o intuito de uma harmonização em agradável equilíbrio de sabores, entre as notas encontradas nos diversos chás e demais ingredientes, em que nada fica ao acaso, é uma cerimónia. A propósito, tenho que vos dizer que ainda não tinha bebido chá numa flute. Aconteceu no 2º curso, com o Rosbife de magret de pato. A Infusão Balsâmica foi servida numa flute e a Infusão Montanha de Sensações, no 3º curso com o Taco de polvo, também (fotos disponíveis na galeria).
Houve apenas um chá, cujo servido frio. A Infusão Floral, no 6º curso, com o Flumery de frutos vermelhos, a que se juntou, num delicioso WINE PAIRING, o Churchill’s 1997 Vintage Port. Um vintage jovem e fresco, envergonhado no nariz, fruta bem definida e com excelente estrutura tânica. Aqui, houve um contraste de cores entre copos e TEA AND WINE PAIRING, tal como nos restantes cursos, há excepção do 1º curso. Neste último, o dourado escuro da Infusão Subtil partilha o tom leve ouro com o Churchill’s Estates Grafite Douro Branco 2021. Um vinho mineral, elegante e de aromas cítricos.
Pelo exposto e experimentado, com alguma ousadia, depreendo que o TEA PAIRING assenta em dois princípios base: a harmonização por semelhança ou a harmonização por contraste, assim como acontece com os vinhos, sem descurar a acidez, doçura, amargor e teor de gordura dos alimentos presentes na degustação. A bebida, regra geral, pode combinar por gostos semelhantes ou opostos e só a experiência permite perceber qual a opção mais indicada para o paladar de cada um, em conformidade com o momento e companhia, potenciando um equilíbrio de sensações e casamento entre sabores, aromas e texturas como o Miguel Moreira assegurou que acontecesse, ao idealizar este jantar.
Foi um enorme prazer marcar presença e fazer parte deste evento, que coloca as Infusões com História e todos os especiais parceiros envolvidos num outro patamar de excelência e diferenciação. Um momento que o meu paladar definitivamente recordará. Um privilégio.
Artigo escrito por Marta https://www.linkedin.com/in/marta-cristina-da-silva/?originalSubdomain=ptCristina da Silva