A Infusões com História decidiu valorizar ainda mais este Dia de Carnaval, apresentando 5 Sugestões gastronómicas para este dia ou para outras ocasiões.
De entre as opções, escolhemos uma entrada (tomámos a liberdade de pensar numa harmonização), um prato principal (criado pelo Chef Luís Almeida do Palace Restaurante) e três sobremesas (uma escolha do Chef Francisco Moreira).
Entre no espírito festivo desta data e celebre o Carnaval connosco.
Aveludado de Ameijoas e Presunto perfumado com Infusão Estival
A harmonização entre o Creme Aveludado de Ameijoas e Presunto com a Infusão Estival é uma ligação que combina muito bem e destaca um dos enchidos mais consumidos por esta altura.
O presunto é típico na região Norte de Portugal, pelo que esta é a escolha acertada.
Para além deste ingrediente tão tradicional, o aveludado de Ameijoas conta com ingredientes utilizados nesta altura do ano, como é o caso da farinha de milho.
Deixamos agora a receita (para duas pessoas) desta entrada, para assim experimentar em casa.
Relembrar que, para além de estar incluída na preparação do prato, a Infusão Estival, a mesma acompanha o Aveludado de Ameijoas e Presunto.
Os principais ingredientes são:
- 400 gramas de miolo de ameijoa depurado;
- 50 gramas de Presunto em brunesa;
- 150 gramas de cebola picada;
- 2 dentes de Alho picados;
- 50 gramas de Grelos (se não gostar, substituía por 5 gramas de salsa ou coentros);
- 180 gramas de Farinha de Milho amarelo;
- 500 ml de Infusão Estival;
- 20 ml de Azeite Virgem Extra;
- Sal qb;
- Pimenta-preta qb.
Conheça agora os passos:
1º – Separe 300 gramas de ameijoas, lave-as bem para que assim consiga retirar a areia que ainda podem ter (como são depuradas, a sua presença é residual).
2º – Coloque o azeite num tacho, junte a cebola (quando o azeite estiver quente), e o alho picados e deixe refogar por, aproximadamente, 3 minutos.
3º – Assim que a cebola começar a alourar, junte os 300 gramas de ameijoas e deixe soar por 5 minutos (coloque a tampa do tacho).
4º – Prepare com antecedência a Infusão Estival e assim que os 5 minutos estejam completos, acrescente a água infusionada ao tacho.
5º – Acrescente o sal e a pimenta a gosto, deixe cozinhar por 8 minutos e, no final, triture tudo com o auxílio de uma varinha-mágica.
6º – Pique muito bem as folhas dos grelos (depois de as lavar) e acrescente ao triturado. Deixe cozer por 6 minutos.
7º – Nesta fase, acrescente a farinha de milho amarelo peneirada e mexa sempre para que o aveludado não agarre ao fundo do tacho.
8º – Quando sentir que está a começar a engrossar, junte a restante quantidade de ameijoas, deixe cozinhar por mais 5 minutos. Após isso, estará pronto para servir.
9º – Quando for servir, pique o presunto em brunesa e disponha livremente por cima do creme aveludado (e junte a salsa ou coentros picados, caso não goste de grelos).
Encomende a Infusão Estival na nossa loja online e prepare este delicioso creme aveludado.
Sugestão para o Dia de Carnaval – Chef Luís Almeida
A Infusões com História convidou o Chef Luís Almeida, do Palace Restaurante localizado em Viseu, a sugerir um prato principal para o Dia de Carnaval.
A nossa ligação a este espaço gastronómico de eleição na cidade beirã remonta a 2021, quando no dia 25 de novembro se preparou um evento cujo Menu do Chef foi acompanhado por um Pairing de Infusões, da Infusões com História.
Neste dia e para enquadrar, o Chef Luís Almeida escolheu 4 pratos (Amouse Bouche, Entrada, Prato Principal e Sobremesa) que harmonizaram com 4 Infusões BIO, da Infusões com História (nesta ordem) – Infusão Vibrante, Mística, do Mato e Floral.
Agora voltando ao prato principal escolhido, este foi o vencedor:
Maladrinho de Garoupa, Espargos, Lima e Infusão do Mato.
A confecção desta receita inclui ingredientes da nossa costa, da terra (por exemplo, os espargos são um legume da época), mas também a frescura da Lima, da Hortelã e Prunela (as duas últimas provenientes da nossa mistura exclusiva).
Tal como aconteceu com o Aveludado de Ameijoas, Presunto e Infusão Estival, o prato principal também é acompanhado pela Infusão incluída no preparado, no caso a Infusão do Mato.
Um final mais Doce com a ajuda do Chef Francisco Moreira
Deixamos sempre as opções mais doces para o fim e desta vez não foi exceção.
Recentemente, o Chef Francisco Moreira conheceu os nossos Produtos Premium e ficou simplesmente fã (partilhou, inclusive, um artigo no seu Blog a falar sobre a Infusões com História).
Tal como fizemos com o Chef Luís Almeida, desafiámos o Chef Francisco Moreira a encontrar 3 sugestões, que combinassem com as nossas Infusões Premium.
No fundo, as três opções podem perfeitamente ser preparadas e servidas para um Chá das Cinco ou num momento de partilha entre famíliares ou amigos.
Estas foram as suas escolhas:
- Um tradicional Pain d’épices;
- Tarte de Pinhão e Caramelo;
- Madalenas de Laranja e Mel.
Para a primeira sobremesa, o Chef Francisco Moreira decidiu harmonizar com a Infusão Românico Português. Lembrar que esta receita varia de país para país, pelo que a mais comum costuma levar ingredientes como a canela, anis ou noz-moscada.
Em relação à Tarte de Pinhão e Caramelo, a Infusão Vibrante (erva-peixeira, calêndula e framboeseira) confere-lhe intensidade e as vivências da região do Douro.
Por fim, as Madalenas de Laranja e Mel acompanhadas por Infusão Montanha de Sensações (urze, erva-cidreira e prunela) alegram o serão de qualquer pessoa e acabam por ser uma opção bastante consensual, que poucos vão dizer que não, na hora de provar.
Visite a loja online e tenha um Dia de Carnaval sensacional
Visite a nossa loja online e encontre as Infusões Premium que acompanham as sugestões apresentadas neste artigo.
Adicione-as ao carrinho e recebe-as muito em breve.
Conquiste os Aromas e Sabores 100% Biológicos presentes nas nossas misturas exclusivas.