fbpx
Fechar
Praça da Liberdade, Nº275 3700-611 Cesar, Portugal
(+351) 931 131 966 | (+351) 917 609 765 info@infusoescomhistoria.pt
Os Benefícios da Carqueja e as suas Propriedades

Esta erva é espontânea (cresce em terrenos baldios e pastos), nativa de países como Portugal, Espanha e Marrocos e é utilizada como planta medicinal, geralmente na forma transformada de chás ou infusões.

Tal como a Erva-Cidreira,  ela pertence ao grupo das plantas com flor (Angiospermae), à família botânica Leguminosae (também designada Fabaceae) e o seu nome científico é Genista tridentata L.

“Em Portugal ocorre ao longo de todo o litoral, estendendo-se para territórios interiores mais a norte. Frequente nas montanhas de clima temperado (NW) e montanhas e planaltos interiores de clima mediterrânico”
(Talavera, 2001)

As principais características da Carqueja

Surge maioritariamente e em abundância de março a julho, dependendo da pluviosidade, da altitude e da variação da temperatura.

Conheça agora as características mais conhecidas desta planta:

  • É um arbusto perene, muito ramificado;
  • Forma vegetação densa com forma arredondada;
  • Cresce por vezes em debaixo de pinheiros e sobreiros;
  • Têm a capacidade de fixar o azoto da atmosfera;
  • Planta de consistência áspera;
  • Folhas reduzidas a três pequenos dentes triangulares;
  • Pertence à família das Giestas, Soja, Ervilheira ou Feijoeiro.

Saiba porque deve consumir a Infusão de Carqueja (usos tradicionais)

Os seus benefícios são amplamente conhecidos no nosso país e o uso vai muito além do consumo de chás e infusões, contudo a forma de utilizar esta planta é muito eficaz e revela um grande conjunto de qualidades:

Uma Erva aliada para o Fígado

Tem nas suas propriedades a presença de flavonoides, o que ajuda o fígado em todo o seu funcionamento, e mais propriamente no tratamento de congestão hepática.

Previna os seus Diabetes com a Carqueja

A sua ingestão diminui a absorção de açucares presentes nos alimentos que comemos no dia a dia.

Auxilia no Emagrecimento e elimina o Excesso de Líquidos

O efeito diurético é perfeito para diminuir o inchaço e consequentemente o excesso de líquidos. A planta também pode aumentar a temperatura do corpo e acelerar o metabolismo.

Uma Infusão com Poder Antioxidante

Mais uma vez a presença de flavonoides ajuda a que a ação antioxidante seja realizada. A circulação do sangue também melhora e combate a presença dos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento do nosso corpo).

O colesterol é Reduzido e Controlado

A saponina ajuda na redução do colesterol, um dos principais benefícios da planta. O seu poder anti-inflamatório também é mais um ponto positivo a seu favor.

Conheça algumas curiosidades sobre a Carqueja

A medicina popular e a história que envolve o uso desta erva, trazem com ela alguns mitos e curiosidades, que a tornam numa erva especial e mística.

Existe por exemplo uma crença argentina que a infusão desta planta faz as cabras conceberem mais rapidamente, ou que a sua ingestão combate a impotência masculina e a esterilidade feminina.

Outras curiosidades são:

  • É excelente para o tratamento de feridas e mordeduras de animais;
  • Toma-se juntamente com mel para as constipações, bronquite e estados gripais;
  • Está presente na culinária portuguesa;
  • A planta é melífera e atrai as abelhas.

“As flores, de cor amarela intensa e brilhante, estão organizadas em inflorescências de 3 a 10 flores, reunidas em ramalhetes curtos e apertados (…) têm simetria bilateral (flores zigomórficas), i.e. as peças estão inseridas de tal modo que apenas podem ser divididas em duas partes iguais”
(Talavera, 2001)

Quais as Advertências de Consumir Carqueja em Excesso

Do ponto de vista fitoquímico e da sua toxicologia, existem poucas informações sobre potenciais consequências e interações desejáveis e indesejáveis inerentes ao seu consumo.

“Os resultados que obtiveram parecem indicar que nas concentrações mais divulgadas (2 colheres de sopa, i.e. ± 10g por litro de flor seca), o uso das flores de carqueja pode ser considerado inócuo e fiável”
(Roriz et al. [2014b; 2015])

Desta forma e seguindo um pouco a sabedoria popular, é desaconselhado o consumo em excesso, em especial a ingestão feita por parte de crianças, mulheres grávidas e idosos.

Caso tenha iniciado algum tratamento ou esteja a tomar medicação, informe-se junto do seu médico sobre o consumo e ingestão desta planta.

Infusões com História que têm Carqueja na sua composição

Todos os benefícios dos nossos produtos são apresentados e fazemos questão que os conheça.

A Carqueja é encontrada na “Infusão do Mato” (vendidas em formato de lata grande, de 30 gr e saco  doypack, igualmente com 30 gr). Aproveite e beba através de copos feitos com vidro duplo em borosilicato, que mantém a temperatura dos líquidos (quentes ou frios) por mais tempo e estão à venda na nossa loja.