Hoje apresentamos a Urze, esta fabulosa planta que possui muitos benefícios, propriedades medicinais e pode ser usada para diversos fins nas nossas casas, como pode descobrir neste artigo.
Leia este texto e saiba quais são as suas principais características, que usos tradicionais são conhecidos e que Infusão BIO possui esta planta aromática na sua mistura exclusiva.
Principais Características físicas da Urze
Por todo o mundo existem mais de 800 espécies de Urze, sendo que em Portugal o género Erica (ao qual pertence a Urze-vermelha) é o mais conhecido, subdividindo-se por 10 espécies, todas elas existentes no nosso território.
As regiões portuguesas com maior presença destas plantas são:
- Noroeste;
- Região Interior Norte;
- Região Centro.
Este é um arbusto perene, com porte mediano (até 2,5 metros de altura), que cresce de forma ereta e frondosa. Esta espécie autóctone, também nasce de forma espontânea em matagais, clareiras e bosques e em zonas fatigadas pelos fogos.
A Urze-vermelha tem como principais características:
- Caules mais ou menos estriados;
- Folhas lineares, em grupos de 4, dispostos em espiral;
- Floresce no final do inverno e início da primavera;
- A madeira das cepas é dura e resistente;
- Compete e domina com outras plantas ao seu redor.
As suas flores apresentam um tom rosa (por vezes escuro), lilás ou branco, são pequenas e lineares, viradas para fora e ficam em torno dos seus ramos estreitos.
Usos Tradicionais da Urze em Portugal e algumas Curiosidades
A Infusões com História tem como objetivo principal potenciar os usos tradicionais desta planta aromática que, desde há centenas de anos, está presente nos costumes e tradições de várias gerações do nosso país.
A história da sua utilização já vai longa e inclui inúmeras vantagens, tais como a atividade antioxidante e anti-inflamatória, a redução dos efeitos da constipação e o uso do seu óleo, para tratar frieiras e tratamentos de pele.
A urze apresenta ainda estes benefícios:
- Cuida da próstata – ajuda a controlar o volume prostático;
- Melhora o funcionamento dos rins;
- Possui uma ação calmante e antialérgica – graças aos flavonoides presentes;
- Ajuda a regenerar os tecidos do nosso corpo – presença de taninos;
- Protege o cabelo – por causa do ácido ursólico.
Saiba agora algumas curiosidades sobre esta espécie autóctone, utilizada pela Infusões com História, que talvez ainda não conhece.
5 Curiosidades sobre a Urze
Eis 5 curiosidades sobre esta espécie autóctone:
- É uma indicadora de Solos não calcários;
- Protege e garante a vida dos abelhões;
- Pode atingir os 40 anos de idade;
- A madeira da Urze é usada para fazer gaitas de foles;
- As suas cepas são um ótimo combustor – excelente qualidade de carvão.
Consumir em excesso: advertências e consequências
Os ensaios clínicos sobre esta planta são inexistentes, do ponto de vista fitoquímico e da sua toxicologia, existem poucas informações sobre potenciais consequências e interações desejáveis e indesejáveis inerentes ao seu consumo.
Recomenda-se o consumo moderado e controlado a crianças, mulheres grávidas e idosos. Caso esteja a tomar medicação ou iniciar um qualquer tratamento, converse primeiro com o seu médico, para saber se pode consumir a Urze.
Infusão Montanha de Sensações
A Infusão Montanha de Sensações faz parte da gama dos Chás do Românico e na sua mistura exclusiva, conta com a presença da Urze, erva-cidreira e prunela.
Esta opção 100% natural e de qualidade premium é a ligação quase perfeita da rudeza e cheiro resinoso da urze, com o paladar doce da prunela e o toque anisado da erva-cidreira.
Um facto interessante da Infusão Montanha de Sensações (medalha gourmet no AVPA Paris 2020) prende-se com as propriedades voláteis que são libertadas quando este chá BIO é servido quente.
Esta ação evoca o lado mais subtil das montanhas do interior de Portugal, matagais conhecidos por honrarem as paisagens do universo de Miguel Torga.
Aproveite e obtenha todos os benefícios da Urze, encomende esta Infusão BIO e sinta os aromas únicos e especiais destas plantas aromáticas.
Faça agora as suas compras online.
Artigo revisto a 09/08/2021.