fbpx
Fechar
Praça da Liberdade, Nº275 3700-611 Cesar, Portugal
(+351) 931 131 966 | (+351) 917 609 765 info@infusoescomhistoria.pt
Quais são as Diferenças entre as Infusões e o Chá?

No âmbito geral, a maioria das pessoas pensa que a ação de selecionar e de imergir folhas ou plantas em água quente, resulta num produto final chamado chá.

E se lhe dissermos que só existem 4 chás no mundo? Sabia disto?

Ambas as opções são fantásticas por todos os benefícios encontrados, pelas propriedades curativas, pelos momentos que proporciona, mas existem diferenças Infusões e Chás.

Neste artigo vamos apresentar-lhe tudo o que precisa saber, vai ficar a par das grandes diferenças entre estas duas bebidas e as opções que as Infusões com História têm para lhe oferecer.

Os Únicos Chás Existentes no Mundo

Este é talvez uma das maiores confusões existentes entre as Infusões e os Chás e para si, que talvez não soubesse isto, pode ser uma descoberta e uma novidade!

No mundo inteiro só existem 4 chás e pertencem todos à planta Camellia sinensis. Desta planta são conhecidos os seguintes:

  • O Chá Preto;
  • O Chá Branco;
  • O Chá Verde;
  • E o Chá Oolong (mais conhecido como chá vermelho).

Durante séculos esta planta foi plantada nas regiões de onde é originária, na China, contudo atualmente é cultivada em várias zonas do planeta, especialmente em países tropicais e de clima quente e húmido.

A planta Camellia sinensis é cultivada em mais de 30 países e a produção mundial de chás aumentou devido à demanda da Índia e da China .


As Principais Diferenças entre Infusão e Chá
Para além de só se considerarem como chás as bebidas provenientes e feitas através da planta Camellia sinensis, também existe uma outra grande diferença entre as Infusões e os Chás: a presença de teína.

Desta feita, podemos considerar estas grandes diferenças entre as duas:

  • Só existem 4 chás no mundo, as restantes opções são Infusões;
  • Os chás têm Teína.

O que é a Teína?

A Teína é uma substância estimulante semelhante à cafeína e uma chávena pode conter entre 40 a 50 miligramas desta propriedade.

Comparativamente ao café (uma dose contém 70 a 130 miligramas de cafeína), o chá consegue prestar o mesmo efeito energético.

Assim sendo, 4 chávenas de chá tem a quantidade de cafeína (por via da teína), que se aproxima da dose diária recomendada e isto sem as contraindicações que o café tem.

As Propriedades e Características das Infusões

Após todas as informações acima transmitidas, podemos confirmar que todas as bebidas, que surgem pela imersão de ervas ou plantas em água quente, que não integram a Camellia sinensis na sua composição, são consideradas Infusões.

As infusões podem ser feitas com folhas, raízes, sementes, flores ou plantas inteiras, quer frescas ou secas.

As Infusões são utilizadas das mais variadas formas:

  • Como tratamento para alguma doença ou mal-estar;
  • Para ajudar a curar e prevenir doenças;
  • Como bebida relaxante e calmante;
  • Para fins culinários.

As Infusões com História têm infusões que são misturas exclusivas de espécies autóctones e de produção biológica, que têm todas estas propriedades que apresentámos (frase de destaque).

Como Fazer uma Infusão em 4 Passos

Uma infusão é simples de preparar, super saudável e tem muitos benefícios para a sua saúde. Eis os 4 passos para fazer uma infusão:

  1. Ponha a água a aquecer, até que esta atinja o ponto de ebulição;
  2. Deixe baixar um pouco a temperatura (85 a 90° C);
  3. Coloque num recipiente, como por exemplo um bule de chá, as plantas da infusão, na proporção correta, face à água utilizada;
  4. Despeje a água no recipiente;
  5. Abafe a infusão e deixe descansar por 5 a 10 minutos, para que os sabores e as propriedades da infusão sejam libertados. No final, aprecie a sua bebida.

As Características das Infusões com História

As nossas Infusões são selecionadas com todo o rigor, cuidado e com o objetivo claro de lhe entregar um produto único e cheio de valor.

O respeito pela Natureza e pelo Produtor é tido em conta e a valorização do património vegetal é promovida.

As plantas selecionadas são encontradas na região da Rota do Românico e as nossas Infusões são misturas de algumas destas opções:

  • A Hortelã-comum;
  • A Prunela;
  • A Urze (também conhecida como Torga ou Chamiça);
  • A Carqueja, que cresce muito em terrenos baldios e de pasto;
  • E a famosa Erva-Cidreira.

As nossas Infusões resultam da mistura destas plantas:

  • A Infusão do Mato (Prunela, Carqueja, Hortelã-comum);
  • A Infusão Montanha de Sensações (Urze, Prunela, Erva-cidreira);
  • E a Infusão Românico Português (Prunela, Erva-cidreira, Hortelã-comum).

Visite a nossa Loja e Usufrua dos Sabores das nossas Infusões

Agora que já conhece a diferença entre chás e infusões, descubra os sabores maravilhosos das nossas Infusões, visitando a nossa loja, onde encontra todos os nossos produtos e acessórios. Caso tenha alguma dúvida, contacte-nos ou envie uma mensagem, que responderemos com a maior brevidade possível.