fbpx

Rota do Românico – Localização, Monumentos e Tisanas BIO

Rota do Românico – Localização, Monumentos e Tisanas BIO

Sabe por onde passa a Rota do Românico? Quantos monumentos pode visitar? Quais as principais atrações que pode encontrar? De que forma a Infusões com História se inspirou nesta região? Quais os produtos BIO que pode comprar na nossa loja online?

Neste artigo, respondemos a todas as perguntas e explicamos como é que este importante conjunto de pontos turísticos, situado no Norte de Portugal, serviu como fonte de inspiração para a nossa marca de tisanas 100% portuguesa.

Localização da Rota do Românico

A Rota do Românico celebra um dos estilos arquitetónicos mais importantes e icónicos do nosso país, vigente entre os séculos XI e XIV.

Bem no coração do Norte de Portugal (Terras dos Vales do Sousa, Tâmega e Douro) foram construídos mais de 50 monumentos (58, para sermos precisos), que em outros tempos, tiveram um papel preponderante na História da religião e da nobreza em Portugal.

Hoje, estas referências arquitetónicas, espalhadas por 12 concelhos diferentes, carregam um legado rico em História, cultura e tradições, tornando-se numa peça-chave do turismo nacional.

Missão e Objetivos desta Rota

A Rota tem como objetivos a valorização do território português, impulsionar o turismo e o emprego qualificado nesta região e, ainda, potenciar a imagem externa do nosso país.

Exemplo de tudo isto é, a inclusão da Rota, desde 2009, no “Grande Itinerário Cultural do Conselho da Europa”, conhecido como Transromanica.

“Uma Rota fundada nas memórias do Românico, que convida a uma viagem inspiradora a lugares com História, amadurecida em terra forjada de verde, repleta de saberes e sabores”.

Monumentos da Rota do Românico – O que pode visitar?

Como já mencionámos anteriormente, estão referenciados 58 monumentos, que incluem memoriais, pontes, capelas, ermidas, igrejas, mosteiros, torres, um castelo, um Centro de Interpretação do Românico (Lousada) e um Centro de Interpretação da Escultura Românica (Penafiel).

Para que não sejamos parciais e escolhamos apenas os principais monumentos, aconselhamo-lo a visitar o site da Rota do Românico, onde tem acesso a fotos, a vídeos, à história individual de cada construção, podendo ainda usufruir da oportunidade de criar a sua própria rota (clique aqui e saiba mais sobre isto).

Explore o site e descubra onde pode comer, dormir, o que comprar, e conheça os programas turísticos existentes.

No nosso Blog, pode ainda ouvir a opinião da Dr.ª Rosário Machado (vídeo inserido no artigo), diretora da Rota do Românico, que nos fala sobre a região, o trabalho e os produtos BIO da Infusões com História, e esclarece tudo sobre este projeto nacional.

Como a Rota do Românico inspirou a Infusões com História

Se ainda não conhece as nossas Tisanas BIO, em especial as que se inspiram na Rota do Românico, então saiba o seguinte:

Os fundadores desta marca (Miguel Moreira e Valdemar Sousa) encontraram na Natureza e nas plantas aromáticas da região toda a criatividade que lhes permitiu, em primeiro lugar, iniciar este projeto e, a partir daí, produzir misturas exclusivas.

“A partir de várias caminhadas e viagens pelos montes e vales das regiões do Românico e do Douro, a inspiração necessária surgiu e, os dois, encontraram o caminho certo para criarem misturas exclusivas a partir de espécies autóctones (aromáticas 100% portuguesas)”.

As primeiras Tisanas BIO da marca foram lançadas em 2019:

  • Infusão Românico Português;
  • Infusão do Mato;
  • Infusão Montanha de Sensações.

Todas elas contêm ervas e plantas autóctones que crescem abundantemente na região do Românico. No total, são utilizadas 5 espécies, entre elas a hortelã-comum, a prunela, a urze, a carqueja e a erva-cidreira.

Saiba mais sobre estes produtos BIO, visite a loja online e encomende, para experimentar os aromas 100% naturais da marca.

Prémios alcançados que dignificam a região

Em 2020, a Infusões com História concorreu, com várias Tisanas BIO, ao concurso internacional de Chás da AVPA (Tea of the World 2020, realizado em Paris).

De entre as Tisanas BIO escolhidas, a Infusão Montanha de Sensações e a Infusão do Mato foram as que receberam a Medalha Gourmet.

Este é um orgulho para a Infusões com História, mas também um exemplo do que de melhor se produz nesta região do Norte de Portugal.

Receba a Rota do Românico em sua casa

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Rota do Românico, só precisa de fazer uma coisa – adicionar as Tisanas BIO do Românico ao seu carrinho de compras, para assim as receber em sua casa.

Aproveite as oportunidades da Infusões com História e garanta um desconto imediato de 10% nos Acessórios para Chá, se também adquirir uma Infusão BIO.

Esperamos pelo seu pedido e que tenha gostado do conteúdo deste artigo.