Desafios que estão a modificar o Mercado das Infusões, Chás e Tisanas

Desafios que estão a modificar o Mercado das Infusões, Chás e Tisanas

O mercado das Infusões, Chás e Tisanas, à semelhança de outros mercados, continua a ser afetado por desafios que impactam a vida das empresas.

O mundo está a mudar e a sofrer alterações extremamente rápidas, o que resulta no surgimento de novas estratégias empresariais.

Leia este artigo e descubra tudo o que está a acontecer, como a Infusões com História se tem adaptado e que novas oportunidades surgiram no meio destas mudanças.

Principais desafios encontrados em 2022

De acordo com as informações de um relatório sobre o mercado mundial de bebidas quentes (onde se incluem as Infusões, Chás e Tisanas), publicado pelo Euromonitor International(pode conferir o relatório completo aqui), fatores como a pandemia, problemas de abastecimento de matérias primas ou a inflação a nível mundial, têm afetado o dia a dia das empresas deste setor.

A produção é impactada, o comportamento dos consumidores torna-se imprevisível e a distribuição dos produtos necessita de adaptações constantes.

De entre os principais desafios, destacamos estes seis tópicos (também analisados no relatório):

  • Problemas na exportação (aumento dos custos);
  • Dificuldades na distribuição;
  • Alterações climáticas;
  • O paradoxo da cafeína (aumento do consumo de bebidas com cafeína);
  • Adaptação digital das empresas;
  • Maior consumo de bebidas frias.

O que as empresas, como a Infusões com História, têm feito para solucionar estas questões?

Criar novas oportunidades, novos mercados e adaptar os produtos.

Num artigo publicado recentemente no nosso Blog (“Top Tourism trends 2022 and Challenges ahead”), um desses desafios foi discutido (adaptação digital das empresas) e foram apresentadas diversas estratégias:

  • Alterações na comunicação digital por parte das empresas;
  • Oferta de novos serviços e Produtos para o nicho empresarial;
  • Apresentação de um Plano de Sustentabilidade;
  • Transparência ambiental e boas práticas ecológicas.

A Infusões com história é uma marca ecológica, inovadora e criativa.

Como a Infusões com História tem superado estes desafios?

Todas as oportunidades listadas acima estão presentes nas nossas ações, sendo que temos um plano de sustentabilidade bem definido (leia este artigo e conheça todos os pontos do plano).

Podemos demonstrar, efetivamente, que somos uma marca ecológica, inovadora e criativa.

Para além disso, adaptámos a nossa estratégia diante das adversidades e hoje temos um produto de nicho que se enquadra no que os consumidores mais exigentes procuram, mas também versátil para os nossos parceiros (como restaurantes e hotéis).

A aposta em conceitos como o TEA Experience (TEA – Tea, Eat, Act), “Infusões de Comer” (receitas onde as próprias infusões como ingredientes) ou “Infusões que Falam” (podcast onde expomos opiniões, conversas e informações relevantes sobre o mundo dos Chás, Infusões e Plantas Aromáticas Medicinais), está de acordo com o que o mercado procura e as necessidades que encontramos.

Outro exemplo é a aposta no conceito Premium – Pairing de Infusões.

Afinal, o que é um Pairing de Infusões?

Pairing de Infusões é um conceito premium que ganha cada vez mais destaque no mundo da alta gastronomia, graças ao trabalho feito por diversos Sommeliers (desafiados pela Infusões com História).

Este termo surge da expressão em inglês “Infusion Pairing”, cujo significado é a harmonização de Infusões com pratos de comida.

Este processo é pensado e elaborado por Sommeliers que, de forma minuciosa e cuidada, determinam as melhores combinações de sabores e aromas.

Nos últimos meses a nossa marca criou diversas parceiras, menus de degustação exclusivos e experiências gustativas divinais.

Consulte o nosso site e encontre valiosos artigos sobre este tema, harmonizações perfeitas e muitas mais informações.

Importância da Alta Gastronomia para o país

Sendo o turismo um setor muito importante para o PIB português, a Alta Gastronomia (restaurantes com estrelas Michelin, hotéis de 5 estrelas ou restaurantes de renome) assumem um papel preponderante na atividade.

Recentemente lançamos a nossa gama de saquetas individuais, feitos em papel reciclado, sem plástico, para que os clientes dos hotéis possam preparar uma bebida única, com a qualidade que nos caracteriza, de forma muito simples. Se os nossos clientes procuram Infusões, Chás e Tisanas únicas, temos o compromisso de fazer sempre mais e diferente. Só assim podemos crescer, oferecer os melhores produtos e reforçar os factores diferenciadores.