Rota do Românico inspira a criação da Infusões com História

Rota do Românico inspira a criação da Infusões com História

Sabe onde fica a Rota do Românico?

Qual é o seu propósito e que Monumentos pode visitar?

Todas as perguntas serão respondidas neste artigo, onde também falaremos do impacto da Rota do Românico na criação da Infusões com História, Marca de Chás Premium 100% portuguesa, 100% Biológica, 100% Natural.

Onde fica a Rota do Românico? Qual é o seu propósito?

Bem no coração do Norte de Portugal (Terras dos Vales do Sousa, Tâmega e Douro) foram construídos mais de 50 monumentos (cinquenta e oito para sermos precisos), que em outros tempos, tiveram um papel preponderante na História da religião e da nobreza em Portugal.

A Rota do Românico celebra um dos estilos arquitetónicos mais importantes e icónicos do nosso país, vigente entre os séculos XI e XIV.

Hoje, estas referências arquitetónicas (espalhadas por 12 concelhos diferentes) carregam um legado rico em História, cultura e tradições, tornando-se numa peça-chave do turismo nacional.

E em relação ao seu propósito?

A Rota do Românico tem como objetivos a valorização do território português, impulsionar o turismo e o emprego qualificado nesta região e, ainda, potenciar a imagem externa do nosso país.

Exemplo de tudo isto é a inclusão da Rota, desde 2009, no “Grande Itinerário Cultural do Conselho da Europa”, conhecido como Transromanica.

“Uma Rota fundada nas memórias do Românico, que convida a uma viagem inspiradora a lugares com História, amadurecida em terra forjada de verde, repleta de saberes e sabores”.

Monumentos que pode visitar muito em breve!

Como já mencionámos anteriormente, estão referenciados 58 monumentos, que incluem memoriais, pontes, capelas, ermidas, igrejas, mosteiros, torres, um castelo, um Centro de Interpretação do Românico (Lousada) e um Centro de Interpretação da Escultura Românica (Penafiel).

Visite o site da Rota do Românico, ficando com acesso a fotos e vídeos, de cada um dos monumentos, podendo ainda usufruir da oportunidade de criar a sua própria rota (clique aqui e saiba mais sobre isto).

Explore o site e descubra onde pode comer, dormir, o que comprar, e conheça os programas turísticos existentes.

Como a Rota do Românico inspirou a Infusões com História

Ao visitar o nosso site, facilmente entende que existe uma gama (foi a primeira da marca) com o nome desta rota – Chás do Românico.

Estas são as opções BIO existentes:

  • Infusão Românico Português;
  • Infusão do Mato;
  • Infusão Montanha de Sensações.

Os fundadores desta marca (Miguel Moreira e Valdemar Sousa) encontraram na Natureza, nos Monumentos e nas plantas aromáticas da região, toda a criatividade que lhes permitiu, em primeiro lugar, iniciar este projeto e, a partir daí, produzir Misturas Exclusivas – Misturas do Românico.

Todas elas contêm plantas autóctones que crescem abundantemente na região do Românico.

No total, são utilizadas 5 espécies, entre elas a hortelã-comum, a prunela, a urze, a carqueja e a erva-cidreira.

Como exemplo representativo da riqueza desta região e de como as plantas aromáticas já estão presentes na vida das Pessoas há séculos, deixamos a referência ao artigo “Oliveira e Videira na Rota do Românico”.

O texto enumera os monumentos onde pode encontrar referências a estas plantas aromáticas, esculpidas nas pedras.

Barro Preto de Gondar – Outro produto inspirado nesta região

O Barro Preto de Gondar e a utilização da Técnica da Soenga representa uma tradição que já conta com muitos anos de existência (desde 1616), nesta freguesia no concelho de Amarante, Portugal.

Afinal, o que é a Técnica da Soenga?

O processo de cozedura do Barro Preto demora, em média, 2 horas e consiste primeiramente na abertura de um buraco circular no solo, onde é feita uma fogueira com lenha e caruma, colocando as peças a cozer no seu interior.

César Teixeira é natural de Gondar, nasceu em 1969 e atualmente é o único profissional que representa a Olaria nesta localidade.

É considerado o responsável por esta arte ter renascido e acima de tudo, por ter ganho força desde 1998, ano em que César Teixeira aceitou o convite do Presidente da junta de então, com o intuito de não deixar morrer esta arte e técnica únicas.

Uma das missões da Infusões com História é a promoção das tradições da região do Norte de Portugal, em especial dos territórios do Douro Vinhateiro e da Rota do Românico.

Na loja online do nosso site encontra o Copo de Barro Preto, uma peça sem igual, que pode perfeitamente ser incluída nos rituais de consumo dos Chás, Tisanas e Infusões BIO.

Sinta os Aromas e Sabores desta Região em sua casa

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Rota do Românico, só precisa de fazer uma coisa – adicionar os Chás do Românico ao seu carrinho de compras, para assim receber em sua casa estes Produtos Premium de qualidade inigualável.

Aproveite as oportunidades da Infusões com História e garanta ainda os melhores Acessórios para Chá, disponíveis igualmente no nosso site.

Infusões com História, The Green Portuguese Heritage.