Benefícios e Propriedades da Erva-Cidreira – Chás BIO

Benefícios e Propriedades da Erva-Cidreira – Chás BIO

A erva-cidreira (habitualmente conhecida em Portugal por Cidreira ou Melissa) tem o nome científico de Melissa officinalis L. e é uma planta bastante apreciada em Portugal, principalmente pelos seus benefícios e propriedades medicinais.

Conheça as principais características, saiba em que misturas exclusivas da Infusões com História a planta aromática é utilizada e como pode encomendar os nossos Chás BIO.

Principais características da Erva-Cidreira

A erva-cidreira pertence ao grupo das plantas com flor (Angiospermae), na família botânica das Lamiaceae, espécie nativa da região Mediterrânica e da Europa Centra.

Está presente também no Irão, Ásia Central, Norte de África e em quase toda a Península Ibérica.

No nosso território continental e ilhas, a erva-cidreira nasce de forma espontânea, cultivada ou assilvestrada em muitos locais, apresentando-se com um porte variável de 35 a 90 cm de altura.

Esta espécie autóctone tem um valor aromático e medicinal extraordinário, que advêm das seguintes características:

  • Folhas ovadas a elípticas e com margem crenada;
  • Planta herbácea e perene;
  • Produz flores brancas ou róseas de pequena dimensão;
  • O óleo essencial é usado em perfumes e na aromaterapia;
  • É muito usada na medicina tradicional.

As condições ideias para a Erva-Cidreira crescer

Pode crescer em muitas zonas, contudo existem algumas condições necessárias, como por exemplo a temperatura, a qualidade do solo ou o clima.

A planta aromática cresce abundantemente entre os 15ºC e os 20ºC, prefere um clima ameno, sem geadas ou baixas temperaturas, e ainda um solo leve e bem drenado.

Usos tradicionais conhecidos da Erva-cidreira em Portugal

A cidreira é uma espécie aromática e medicinal bem conhecida em Portugal, devido a uma larga história de uso das folhas e dos óleos essenciais extraídos, a partir da parte aérea.

Os extratos aquosos (infusões ou decocções) de folhas frescas ou secas podem ser administrados interna e externamente.

Habitualmente, é usada para fazer Chás, Tisanas ou Infusões e apresenta:

  • Uma poderosa ação antioxidante;
  • Efeito calmante e sedativo natural;
  • Resultados positivos contra a diarreia e a febre;
  • Inúmeras vantagens no auxílio contra a indigestão.

A erva-cidreira é ainda encontrada em muitas receitas, tais como geleias de frutas, gelados, molhos para saladas e como substituta do limão (aromatizante).

Os estudos de toxicidade, sobre as características fitoquímicas e farmacológicas sugerem um consumo, de uma dose diária de 600 mg de extrato de erva-cidreira, ajudando no tratamento de ansiedade, humor e problemas cognitivos – Shakeri et al. (2016)

Curiosidades sobre esta planta aromática

Talvez não saiba estas informações, mas esta espécie autóctone é:

Considerada uma amiga das abelhas (segundo a mitologia grega).

Útil na prevenção contra a demência – reduz os efeitos de demência e da doença de Alzheimer, protegendo o cérebro dos danos causados pela isquemia cerebral.

Importante para a eliminação da retenção de líquidos, no organismo.

Em que Chás BIO encontra a Erva-cidreira – Infusões com História

Atualmente, esta planta aromática está presente na composição de dois Chás BIO, pertencentes à gama dos Chás do Românico – Infusão Montanha de Sensações e Infusão Românico Português.

Relativamente à Infusão Montanha de Sensações, esta é uma mistura exclusiva portuguesa que une a urze, a prunela e a erva-cidreira.

O fantástico desta infusão biológica é a ligação quase perfeita de características diferenciadoras, como é o caso da rudeza e cheiro resinoso da urze, as notas anisadas e cítricas da erva-cidreira e o paladar suave e adocicado da prunela.

Pode encomendar esta Chá BIO aqui.

Quanto à Infusão Românico Português, esta opção 100% natural mistura a erva-cidreira, com a hortelã-comum e a prunela, numa explosão de sabores e frescura natural.

Este Chá BIO apresenta aromas mentolados, uma doçura especial e é o impulsionador perfeito, para que uma viagem sensorial inesquecível se inicie.

Adquira agora mesmo este produto biológico.

Outras opções apresentadas na Loja online

Para além destes dois fabulosos Chás BIO, tem ainda à sua disposição outras 7 misturas exclusivas diferentes, que pertencem a duas gamas, respetivamente:

Chás do Românico – Infusão do Mato, Montanha de Sensações e Românico Português.

Chás do Douro – Infusão Estival, Vibrante, Balsâmica, Floral, Mística e Subtil.

Aproveite este momento para saber mais sobre os nossos produtos, visitando a loja online.

Pode ainda adicionar ao seu carrinho diversos Acessórios para Chá, que são muito práticos e elegantes (sem dúvida, o presente perfeito).

Faça as suas compras no nosso site.

Propriedades Erva-Cidreira

Artigo revisto a 09/01/2021.