fbpx
Fechar
Praça da Liberdade, Nº275 3700-611 Cesar, Portugal
(+351) 931 131 966 | (+351) 917 609 765 info@infusoescomhistoria.pt
Benefícios e Propriedades da Erva-Cidreira

A erva-cidreira (habitualmente conhecida em Portugal por cidreira ou melissa) tem o nome científico de Melissa officinalisL. é uma planta bastante apreciada em Portugal, principalmente pelo seu uso em chás ou infusões.

Esta pertence ao grupo das plantas com flor (Angiospermae), na família botânica das Lamiaceae, espécie nativa da região Mediterrânica e da Europa Central, presente também no Irão, Ásia Central, Norte de África e em quase toda a Península Ibérica.

No nosso território continental e ilhas, a erva-cidreira nasce de forma espontânea, cultivada ou assilvestrada em muitos locais, apresentando-se com um porte variável (35-90 cm de altura)

Erva-Cidreira
Erva-Cidreira

Principais Características da Erva-Cidreira

A erva-cidreira tem um valor aromático e medicinal extraordinário, que advêm das seguintes características:

  • Folhas ovadas a elípticas e com margem crenada;
  • Planta herbácea e perene;
  • Produz flores brancas ou róseas de pequena dimensão;
  • O óleo essencial é usado em perfumes e na aromaterapia;
  • É muito usada na medicina tradicional.

As Condições Ideais para a Erva-Cidreira crescer

Pode crescer em muitas zonas, contudo existem algumas condições para que a Erva-Cidreira, essenciais para cultivar a erva-cidreira.

Um clima ameno, sem geadas ou baixas temperaturas

Temperatura ideal de cultivo situa-se entre os 15º e os 20ºC.

Um solo bem drenado e leve

O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e com ph entre 4,5 e 7,6.

Regue bem para a fazer crescer;
Irrigue com frequência para manter o solo húmido.

Usos tradicionais

A cidreira é uma espécie aromática e medicinal bem conhecida devido a uma larga história de uso das folhas e dos óleos essenciais extraídos a partir da parte aérea. Os extratos aquosos (infusões ou decocções) de folhas frescas ou secas podem ser administrados interna e externamente.

Tem uma poderosa ação antioxidante

A planta tem a presença de ácido rosmanírico que ajuda a combater os radicais livres e evitar envelhecimento celular, prevenir o cancro ou doenças cerebrais degenerativas.

Apresenta um efeito calmante e é um sedativo natural

A erva-cidreira destaca-se por ter o efeito de acalmar e de ajudar na diminuição das insónias, ansiedade ou stress.

Controla a febre e a diarreia

Graças ao efeito calmante e às características carminativas, antieméticas e antibacterianas, ajuda a combater a febre a melhorar os sintomas de diarreias e problemas gastrointestinais.

Ajuda nos problemas de estômago e de indigestão

O efeito sedativo e ansiolítico da planta auxilia pessoas que tenham problemas no sistema digestivo, amenizando os efeitos e facilitando a digestão ou mesmo diminuindo os gases.

Erva-Cidreira

Para uso culinário

A erva-cidreira é encontrada em muitas receitas tais como geleias de frutas, gelados, molhos para saladas e como substituta do limão, aromatizante.

Curiosidades sobre a Erva-Cidreira que não fazia ideia

O Homem utiliza esta planta há milénios, sendo conhecidas algumas curiosidades, que possivelmente ainda desconhece e vão causar-lhe alguma surpresa e admiração.

Erva-Cidreira (Melissa), a protetora das abelhas

Na Grécia Antiga esta planta simbolizava a Deusa “Melona” (curiosamente Melissa provém do grego e significa “abelha”), por existir uma ligação entre a boa produção de mel e a presença da erva-cidreira, perto das colmeias.

Ajuda a prevenir a demência e o Alzheimer

Muito utilizada na aromaterapia para ajudar a prevenir e reduzir os efeitos de demência e da doença de Alzheimer, protegendo o cérebro dos danos causados pela isquemia cerebral.

Diga Adeus ao Inchaço com a Erva-Cidreira

Para algumas pessoas (na maioria mulheres) o inchaço, conhecido como retenção de líquidos, é um problema diário e as pessoas sofrem com isso. Ao consumir os compostos da Erva-Cidreira está a combater este inchaço, devido ao seu bom efeito diurético.

Consumir em excesso Erva-Cidreira tem consequências?

É do conhecimento geral o uso da Erva-Cidreira em tratamentos medicinais e dos seus benefícios  apresentados, contudo muitas vezes é um desafio encontrarmos as advertências de consumo desta planta.

Atualmente a informação de efeitos adversos é reduzida, tal como as interações e contraindicações associadas ao seu consumo.

Os estudos de toxicidade, sobre as características fitoquímicas e farmacológicas sugerem um consumo, de uma dose diária de 600 mg de extrato de Erva-Cidreira, ajudando no tratamento de ansiedade, humor e problemas cognitivos. 

Shakeri et al. (2016)

Alguns estudos publicados e monografias (como a publicada pela European Medicine Agency – EMA 2013) referem a possibilidade de ocorrer hipersensibilidade à substância ativa, advertindo o consumo da infusão a grávidas e crianças menores de 12 anos.

Erva-Cidreira presente em duas das Misturas do Românico da Infusões com História

Pode encontrar a Erva-Cidreira e todos os seus benefícios nos nossos produtos, nomeadamente na “Infusão Montanha de Sensações” e na “Infusão Românico Português”. Estas infusões são vendidas em formato de lata grande, mas também em formato de saco doypack, ambos com aproximadamente 30 gramas, de três plantas aromáticas medicinais, cuidadosamente secas.

Visite o nosso site e conheça todos os produtos e informações que temos para lhe oferecer, temos a certeza que vai gostar.

Se tem curiosidade por mais informações como esta, leia mais artigos do nosso blog.

Caso tenha alguma dúvida envie-nos mensagem para os nossos contactos.