fbpx

Pairing de Infusões Biológicas no Santa Gula Ekkanessi

Pairing de Infusões Biológicas no Santa Gula Ekkanessi

O Sommelier David Teixeira, embaixador oficial da Infusões com História, criou um Pairing de Infusões Biológicas, que combina as nossa misturas exclusivas com os produtos fantásticos do Santa Gula Ekkanesi.

Descubra mais sobre este projeto portuense, o que fazem e que harmonizações são desvendadas neste artigo.

No final, ainda apresentamos outros Pairings de Infusões Biológicas criados pelo David Teixeira.

Santa Gula Ekkanessi – Um espaço mágico localizado no Porto

O projeto Santa Gula Ekkanessi nasceu em 2004, numa pequena cozinha no Porto, onde desde cedo a inovação, os sabores, a qualidade, portugalidade e criatividade estiveram presentes.

Utilizando métodos tradicionais, a equipa do Santa Gula prepara combinações meticulosas de vegetais ou frutas e especiarias, que mais tarde se transformam em chutneys, compotas e molhos, temperos, marinadas ou conservas de qualidade premium.

Ao visitar o seu site encontra 12 chutneys, 2 mostardas, 10 compotas, 5 temperos, 2 marinadas (peixe) e 9 conservas. Explore tudo e embarque numa viagem plena de sabores portugueses.

Os produtos são, de facto, únicos, versáteis e respeitam as origens portugueses (tal como as nossas Infusões Biológicas).

Experimente este Pairing de Infusões Biológicas

O Pairing de Infusões Biológicas é, no fundo, um menu de degustação que combina Infusões com comida. Neste caso em concreto, o Sommelier David Teixeira ligou os nossos produtos BIO a estes pratos:

  • Chutney de Manga e Lima;
  • Vegetables Mustard;
  • Sweet and Figs;
  • Red Pepper Jelly;
  • Escabeche de Frango;
  • Escabeche de Bacalhau.

De seguida, descrevemos qual é a Infusão que acompanha o prato, a que temperatura deve ser preparada, o tempo que a mistura exclusiva deve infusionar e ainda que tipo de copo utilizar.

Chutney de Manga e Lima

Nesta primeira harmonização, David Teixeira escolheu a Infusão Estival (orégãos, flores camomila-romana, folhas de louro e de nogueira). Pode consumi-la quente ou fria, a temperatura da água para a infusão deve situar-se nos 90ºC e o tempo de infusão ser de 9 minutos.

O copo que deve utilizar é o de parede dupla de 250 ml.

Vegetables Mustard

Esta fabulosa mostarda de vegetais é acompanhada pela Infusão do Mato (carqueja, hortelã-comum e prunela). Pode consumi-la quente ou fria, a temperatura de preparo é de 85ºC e a mistura deve infusionar durante 9 minutos.

Para este caso, o copo que deve usar é o de parede dupla 350 ml (brevemente disponível).

Sweet and Figs

A conserva agridoce de figos (ótima para acompanhar carnes frias ou grelhadas) foi combinada com a Infusão Floral (funcho, sabugueiro e hipericão), que deve ser ingerida quente.

A temperatura de preparação é de 90ºC, a mistura deve permanecer na água durante 5 minutos e o copo deve ser de parede dupla 250 ml.

Red Pepper Jelly

Esta criação é divinal, acompanhada junto de batatas assadas, carnes frias ou num fondue. Uma das sugestões da Santa Gula é a junção desta opção num molho de tomate.

A Infusão Vibrante (erva-peixeira, calêndula e framboeseira) é harmonizada com esta compota e pode ser consumida quente ou fria.

Quanto à temperatura e tempo de preparo, precisa atingir os 85ºC e permanecer 9 minutos, respetivamente. Utilize um copo de parede dupla 350 ml.

Escabeche de Frango

E que tal provar um incomum, mas delicioso escabeche de frango? Esta escolha combina com a Infusão Montanha de Sensações (urze, erva-cidreira e prunela), consumida quente, preparada a 85ºC e durante 5 minutos; o copo de ser de parede dupla 250 ml.

Escabeche de Bacalhau

Por último, pode provar um dos ingredientes mais utilizados na cozinha portuguesa, o bacalhau. Este escabeche liga com a Infusão Subtil (tomilho bela-luz, folhas de loureiro e de nogueira), que deve ser consumida quente, preparada a 85ºC e infusionada por 3 minutos.

O copo que deve usar, claro está, é o de parede dupla 350 ml (brevemente disponível).

Visite o espaço da Santa Gula Ekkanessi, delicie-se com todos estes sabores e não se esqueça: experimente o Pairing de Infusões Biológicas.

Outros Pairing de Infusões Biológicas criados pelo David Teixeira

Ao visitar o nosso Blog encontra vários artigos sobre Pairing de Infusões Biológicas, este novo conceito premium que começa a ser valorizado pela alta gastronomia e espaços de degustação, como é o caso do Santa Gula.

David Teixeira (Head Sommelier e Sub Chefe na Casa da Calçada Relais & Châteaux) já criou menus para este restaurante, com uma estrela Michelin (complemento ao Menu Lés a Lés e Homenagem), e ainda harmonizou Infusões Biológicas com vários tipos de queijo.

Continue a acompanhar as novidades do nosso Blog e descubra que outros menus serão apresentados muito em breve aos amantes dos Chás, Tisanas e Infusões BIO.

Visite a nossa Loja Online – Site Infusões com História

Aproveite este momento para conhecer a História da Infusões com História, a nossa loja online, as 9 misturas exclusivas da marca e outros produtos, como os Acessórios para Chá.

Distinguimo-nos pela qualidade, versatilidade, autenticidade e por promovermos produtos que são verdadeiros bilhetes de identidade da região Norte de Portugal.

Sinta os aromas 100% biológicos das plantas aromáticas utilizadas, deixe que a naturalidade e o bem-estar se instalem em sua casa.

Encomende agora os nossos produtos.

Adicionar comentário