Infusões com História – Uma marca cada vez mais sustentável

Infusões com História – Uma marca cada vez mais sustentável

Todos os dias, a Infusões com História, eleva os benefícios das Plantas Aromáticas Medicinais (PAM) Nacionais, reiterando o compromisso com a ecologia e a sustentabilidade da operação.

A comercialização das misturas exclusivas (100% biológicas e 100% nacionais) é o reflexo da resiliência e da potenciação dos traços distintivos da marca: Cultura, Tradições e Histórias.

Leia este artigo e saiba como estamos a construir uma marca 100% portuguesa cada vez mais sustentável.

O que criou a Infusões com História nos últimos 5 anos?

Os criadores desta marca procuraram sempre que o projeto estivesse alinhado, principalmente, com estes dois objetivos:

  • Valorização dos Territórios, das Pessoas e das Tradições;
  • Recuperação do Legado Português através de experiências sensoriais.

Para que isso fosse possível, a caminhada começou no último trimestre de 2019, aquando da apresentação da primeira gama “Misturas do Românico” – Infusão do Mato, Infusão Montanha de Sensações e Infusão Românico Português.

Uns meses mais tarde (em 2020), a Infusões com História, apresentou a segunda gama, “Misturas do Rio e da Vinha”, constituída por 6 Infusões exclusivas que se inspiram nos socalcos e nas vinhas classificadas como Património da Humanidade pela UNESCO, da região do Alto Douro Vinhateiro.

Esta gama veio revolucionar, desde a sua criação, o mercado português, mas também o mercado internacional.

Em 2021 a marca tomou uma decisão estratégica e lançou o conceito Premium – Pairing de Infusões -, tornando-se na primeira marca 100% portuguesa a fazê-lo em Portugal, ou seja, na primeira marca de Infusões, Chás e Tisanas a harmonizar os Sabores e Aromas de espécies autóctones com pratos de excelência produzidos pelos melhores Chefs do país.

O lançamento do conceito Premium – Pairing de Infusões, da Infusões com História -, demonstrou que é possível, sim, substituir o vinho, como acompanhamento dos menus dos Chefs, por blends onde o terroir e o savoir-faire tornam a marca num projeto tão singular.

Por fim, a cereja no topo do bolo desta jornada prende-se com os prémios atribuídos em 2020 e 2021 no Concurso “Les Thés du Monde”, organizado pela AVPA – Agence pour la Valorisation des Produits Agricoles, em Paris, obtendo a maior distinção, o Gourmet Or para a Infusão Vibrante, da gama Misturas do Rio e da Vinha (Douro).

Como garantimos uma maior Sustentabilidade?

A passagem de um consumismo impraticável para um consumismo inteligente, perspicaz, amigo do ambiente e que viabiliza a consciencialização da sociedade, torna-se fulcral nos dias de hoje.

Uma estratégia mais ecológica permite que a eficiência operativa seja garantida e a gestão dos recursos melhorada.

Para além disso, a exigência atual dos clientes, fornecedores e reguladores faz com que a Infusões com História mantenha um foco constante no seu plano de Sustentabilidade.

Estes são os 10 temas que fortalecem este plano:

  1. Preservação e Respeito pelos Ecossistemas;
  2. Aposta na Agricultura Biológica;
  3. Indústria de pequena escala;
  4. Diversidade das Plantas Aromáticas Medicinais (PAM);
  5. Valorização das Colheitas feitas de forma tradicional e artesanal;
  6. Aproveitamento integral das Plantas Aromáticas Medicinais (PAM);
  7. Proximidade com os parceiros locais;
  8. Aprofundamento do conhecimento académico;
  9. Forte conexão com IPSS das Regiões do Românico e Douro;
  10. Utilização de embalagens amigas do ambiente (recicláveis e reutilizáveis).

Ao longo dos próximos tempos a Infusões com História irá trabalhar outros temas de grande importância nesta área que nos é muito querida (por convicção e não por obrigação).

Tem interesse em descobrir como trabalhamos cada um destes temas? Leia este artigo e conheça todas as informações relevantes.

O que nos diferencia e valoriza todos os dias?

A compra de uma Infusão, da Infusões com História, não é apenas uma compra, torna-se na criação de uma História cheia de emoções e que deixa os diversos intervenientes felizes e extremamente satisfeitos.

A partir de experiências sensoriais, que invocam os 5 sentidos, conseguimos valorizar o Legado de Portugal.

Com o passar dos anos chegámos à conclusão de que a Infusões com História só conseguiria ser ela própria, de forma transparente e verdadeira, se explorasse as várias emoções associadas ao consumo dos seus blends.

É por tudo isto que todos os dias nos focamos no comércio justo, na agricultura biológica, na preservação e respeito dos Ecossistemas, no aproveitamento integral das plantas aromáticas (zero desperdícios), no incentivo por colheitas manuais que reduzem o impacto ecológico, na diversificação das espécies autóctones (menor risco de falta de escassez), entre outras medidas positivas e sustentáveis.